como faço para validar meu casamento no Brasil, na seguinte ocasião: sou casado com uma russa, na Russia em 2014, mas atualmente eu moro no Brasil, e ela lá. estamos impossibilitados de comparecer até Moscou, no consulado russo, para o registro do nosso casamento. qual seria outra alternativa? se legalizamos o nosso certificado no consulado, (via correios é possível) qual seria o próximo passo no Brasil? diz assim no site do Itamaraty :"esse procedimento é o mais demorado (em média, um ano). O casal poderá solicitar, via judicial, o registro da certidão estrangeira em cartório brasileiro. como se daria este processo?

Respostas

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 24 de março de 2015, 10h13min

    CHRISTIAN

    É necessário a apresentação do casamento ocorrido no exterior junto ao consulado brasileiro naquele país para que seja iniciado o traslado e posterior transcrição no cartório de registro civil brasileiro.

    Como isto não foi feito, você deverá comparecer no consulado russo para obter informações detalhadas sobre a possibilidade de se fazer por aqui (alguns países permite e outros não).

    HERBERT C. TURBUK
    www.advogadointernacionaldefamilia.blogspot.com