É permitida a aposentadoria rural por idade quando se tem os ultimos 15 anos trabalhados (trabalho rural) mas tem também contribuição anterior urbana. Essa contribuição urbana interfere na aposentadoria rural por idade aos 60 anos? A segunda duvida é no tocante a aposentadoria proporcional por contibuição. O que significa os 40% (40% em relação ao tempo que ainda faltava para se aposentar pela regra anterior)? Pois meu cliente (homem) tem 30 anos de contribuição, 59 anos, e eu gostaria de entender esses 40%. Por fim, ha motivo para a Previdencia requerer documentos dos contratos de trabalhos se há registro na CTPS?

Respostas

    Juliane Ulrich

    Juliane Ulrich Quarta, 25 de março de 2015, 16h44min

    Olá, Roberta. Se nos 2 últimos anos ele trabalhou na área rural pode ingressar com o pedido. No entanto, há algumas outros detalhes a serem considerados. Por isso, sugiro que procure um advogado em sua cidade para melhor lhe orientar diante das peculiaridades do caso concreto.
    Juliane Ulrich
    [email protected]