Caros colegas,

Sou recém formado e tenho minha carteira há 1 mês. Felizmente consegui meu primeiro cliente e trata-se de um divórcio consensual. Estudando o caso, notei que não poderá ser feito extrajudicialmente pois o casal possui uma filha menor. Então deverá ser judicialmente. Pesquisei e não encontrei algum artigo ou algo no código que me ajudasse quanto a essas dúvidas: 1 - Para entrar com o processo, devo efetuar o pagamento das UFESPs? Li que deve-se calcular 1% sobre o valor da causa. (o Casal não tem bens comuns e já acordaram com a pensão. No código está descrito que devo multiplicar por 12 e este será o valor da causa, correto? Pergunto, pois em petições na internet encontrei somente R$ 100, 00 para efeitos fiscais. Nessa medida, devo utilizar a 'pensão x 12' e com base nisso calcular as ufesps? 2- Calculando as UFESPS, devo juntar a guia paga e distribuir o processo? 3 - Meu cliente não se encaixou na assist judiciaria gratuita, mas paga ro valor de tabela (em torno de 1.800 reais) é pesado para ele. Posso cobrar abaixo dessa tabela ou isso é proibido?

Me desculpem pelas dúvidas, possivelmente 'bobas', mas como só fiz estágio interno, estou sentindo dificuldades em entrar com a ação e burocracia envolvida. Desde já agradeço a colaboração dos nobres colegas.

Respostas

    N

    Novata Quarta, 23 de setembro de 2015, 1h47min

    Olá, colega!
    Estou também - quase - na mesma situação: um mês após a carteira e apenas com estágio interno... Lógico que as dúvidas são muitas...
    Agora estava pesquisando aqui sobre "Divórcio extrajudicial" e queria saber mais sobre impostos... encontrei sua dúvida.
    Como você está? Alguma dica para alguém exatamente na sua situação (5 meses antes)?
    Qualquer dica será muito bem-vinda!
    Muito obrigada e desculpe a "intromissão-desespero"!!!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 24 de outubro de 2015, 19h49min Editado

    BRUNO

    No Estado de São Paulo deve recolher 5 UFESPS (R$ 106,25) de distribuição de petição inicial e 2% do Salário Mínimo (R$ 15,95) de Procuração Judicial. Se fosse DIVÓRCIO CONSENSUAL EM CARTÓRIO os valores seriam o do site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.divorcioagora.blogspot.com