É permitido à parte, conversar com juiz do caso?
Preciso saber o seguinte. É permitido aos advogados conversarem com o juiz, ou com o promotor de justiça sobre a causa em questão. Certo? Mas o juiz atende também à parte no processo? É permitido ao autor, por exemplo, marcar uma audiência com o juiz do caso para discutir diretamente e em particular. Ou não? E com o promotor, é possível, para o autor, discutir o caso com ele?? A quem possa ajudar.
Prezado Jerônimo
Normalmente o juiz não recebe as partes para conversar, pois se as recebessem não conseguiria trabalhar. Pensa bem, se foi aberto uma ação é porque tanto o autor como o réu sentem-se cobertos de razão, por isso, não adianta tentar conversar com o juiz para mostrar que você é merecedor do direito, e sim mostrar na ação, por intermédio de provas, as razões favorecedoras.
Quando houver a audiência o magistrado irá fazer-lhe as perguntas e ficar em frente a você ouvindo-o e prestando atenção as suas reações.
O Promotor de justiça é quem poderá recebê-lo e escutar-lhe, dando-lhe conselhos, por exemplo. A ele é facultativo ouvir as partes porque não irá sentenciar a ação. Compareça ao gabinete do ministério público.