Estou me separando porque não aguento mais humilhações por parte de meu marido. Moramos juntos desde março de 2013 e faz 5 meses que casamos no civil. Sempre fui eu que sustentei a casa pois por diversas vezes ele estava desempregado e quando empregado ganhava pouco. Dois meses depois de morarmos juntos comprei um carro que está em meu nome e que foi pago por mim todas as prestações até agora, ainda faltam 13 meses para quitá-lo. Pois bem, ele quer a metade de tudo o que temos (carro e móveis) sendo que a maioria dos móveis ainda estão sendo pagos e o que já foi quitado foi pago por mim. Todas as notas estão em meu nome. Ele tem esse direito? Mesmo nunca tendo ajudado com nada de dinheiro?

Respostas

    P

    Pai Gente Fina Sexta, 27 de março de 2015, 1h52min

    Cada um tem direito a metade de tudo que foi adquirido onerosamente após ao estabelecimento da união

    S

    Sulamita domingues Sexta, 27 de março de 2015, 7h05min

    Por ocasiao da s eparacao junte tudo que comprove que voce comprou sozinha quanto ele ganhava e um bom advogado vai saber fazer um calculo e nao divide meio a meio pois o que ainda nao foi pago ele nao tem direito ou se ficar ganha a divisao do debito tambem. O que voce ja tinha antes do casamento nao divide sao bens particulares. So divide o que conseguiram juntos e dividem tambem os debitos

    ?

    Desconhecido Sexta, 27 de março de 2015, 8h23min

    Quando eu comprei o carro já estávamos morando há 2 meses juntos mas o carro está em meu nome e paguei sozinha até agora (todas elas debitadas em minha conta corrente). Pergunto: 2 meses de convivência faz com que ele tenha direito à esse bem?

    D

    Desconhecido Sexta, 27 de março de 2015, 8h27min

    sim... olha se somente quem pagasse tivesse direito sob o bem, a maioria das mulheres sairiam sem nada do casamento.
    ele vai ter direito em metade das parcelas pagas do carro. metade dos moveis. e etc.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 28 de março de 2015, 0h37min

    Tem direito a metade SIM!!! Mesmo que ele só ficasse em casa de papo para o ar!!!!

    Se a mulher que fica em casa tem direito a metade, por que o homem não teria???

    Não importa em nome de quem está o bem, e nem quem colocou a mão no bolso, ambos dividirão meio a meio os bens adquiridos onerosamente durante a união.

    Marina

    Marina Sábado, 28 de março de 2015, 10h28min

    Ele tem direito a metade de tudo adquirido durante o casamento. Se o carro ainda está sendo pago, ele tem direito a metade do valor que já esta pago até que vcs se separem de fato. E todo o resto financiado assim Tb o eh. Entende-se que vcs assim conviviam Pq estabeleceram esse acordo...