Meu pai passou todo o seu patrimônio para uma empresa em nome dos meus irmãos

Há 11 anos ·
Link
· Editado

por problemas com a justiça meu pai já não tem mais nenhum imóvel em seu nome, criou uma empresa/fundação, não sei ao certo, em nome dos meus quatro irmãos onde colocou todos os seus bens, bens que meu pai já fez uma divisão mas me deixou de fora por ser seu único filho fora do casamento... Além de que seus novos empreendimentos são todos em nome dos meus irmãos, e quando o questiono meu pai sobre isso ele diz que nesses novos empreendimentos ele só usa o nome dos meus irmãos mas que é tudo dele. familiares, inclusive irmãos do meu pai que não os vejo frequentemente falam que eu deveria procurar os meus direitos, que eu estou sendo e já fui muito injustiçado. O que devo fazer? Ele pode fazer isso? Eu tenho como recorrer?

3 Respostas
Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Vc não vai conseguir nada, o dono dos bens faz o que quiser com seus bens, não tem de dar satisfação a ninguém, nem a filho. Herança não é direto, é mera expectativa de direito.

Everton
Há 11 anos ·
Link

Boa noite André, Divergindo da opinião do nosso colega, a sua expectativa de direito não pode ser frustada por meio de simução de negócio jurídico, ao que parece, houve adiantamento da legítima em relação aos seus irmãos, sendo assim, é claro que você deve concorrer com seus irmão. Ademais, se houve a transferência de todo o patrimonio do seu pai para a empresa, essa transferência se deu de algum modo, seja pela venda ou pela doação, se foi pela venda, houve simulação de negócio jurídico, sendo possivel anulação nos termos do artigo 496, ao estabelecer que “é anulável a compra e venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido”, Se foi pela doação, a doação que não resguardou a sua parte na antecipação da legítima é considerada inoficiosa nos termos do artigo 549. Nula é também a doação quanto à parte que exceder à de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento.Portanto, entendo que há fartos fundamentos para resguardar seu direito na legítima. Procure um advogado que entenda de direito sucessório.

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link
· Editado

Obrigado pela ajuda!

Esta pergunta foi resolvida
Há 9 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos