Estou tentando confeccionar uma guia para custas iniciais de um processo distribuído no Estado do Rio de Janeiro, mas não estou conseguindo entender essa Grerj. Alguém pode me dar um passo a passo de como fazer custas iniciais e taxa de mandato? Quais os valores? Tentei usar a cartilha da corregedoria mas fiquei mais confuso ainda. Agradeço desde já.

Respostas

    P

    Paulo Damm Quarta, 01 de abril de 2015, 15h55min

    seja mais especifico que eu lhe envio a GRERJ digitalizada. email [email protected]

    Sven Erik Van T Veer

    Sven Erik Van T Veer 181752/RJ Quarta, 01 de abril de 2015, 16h02min

    Não da para fazer um passo a passo. Recolher custas no TJRJ é uma ciência exata. É complexo demais.

    Se está no Rio, vai ao fórum central com a inicial na mão e vai até sala 804.

    ?

    Desconhecido Quarta, 01 de abril de 2015, 16h04min

    Paulo, boa tarde!

    Nós distribuímos aqui no escritório uma petição inicial (ação de cobrança), protestando pela posterior juntada das custas referentes à distribuição da inicial. Entrei no site do TJRJ para fazer essa guia eletronicamente, como sugere a corregedoria. No entanto o preenchimento é muito confuso, muito diferente da guia Dare de SP. Há alguns valores que são preenchidos automaticamente, não consigo colocar o valor das custas (que creio eu seria 1% do valor da causa). Não encontrei um passo a passo específico para o preenchimento para as custa que eu preciso. O modelo da corregedoria mostra sobre atos de Oficial de Justiça, cartório, reprografia, etc... Se puder ajudar, agradeço.

    ?

    Desconhecido Quarta, 01 de abril de 2015, 16h06min

    Sven, boa tarde!

    Estou em SP, infelizmente não será possível ir até o cartório ou ao distribuidor. Neste caso, será que teria uma guia física para preenchimento?

    Sven Erik Van T Veer

    Sven Erik Van T Veer 181752/RJ Quarta, 01 de abril de 2015, 16h12min

    Não. Só eletronicamente.

    São Paulo é uma maravilha em relação aos custas. Primeira vez que tinha que fazer lá fiquei com medo que tinha errado alguma coisa pois achei simples demais.

    P

    Paulo Damm Quarta, 01 de abril de 2015, 16h20min

    Vamos lá. Na primeira tela vc informa os dados iniciais. GRERJ INICIAL, QUEM FAZ O RECOLHIMENTO, NATUREZA DA AÇÃO ETC.
    Na segunda tela vc irá informar quanto à citação, por carta ou Oficial de Justiça (OJA)
    Na terceira tela já estará tudo preenchido, faltando só inserir a taxa judiciária que corresponde à 2% do valor atribuído à causa. No final vc repara que aparece uma calculadora piscando, clique nela que a soma é automática. Pronto, é só imprimir e pagar. Vale lembrar que se a cobrança alcançar prestações vincendas o valor da causa corresponde ao débito acrescido de uma anuidade.

    ?

    Desconhecido Quarta, 01 de abril de 2015, 16h31min

    Sven, realmente. O TJRJ deveria copiar o sistema de SP.

    ?

    Desconhecido Quarta, 01 de abril de 2015, 16h32min

    Paulo, obrigado pela explicação. Consegui gerar a guia. Ainda meio confuso, mas gerei. Se estiver errado retificamos depois rsrs. Obrigado novamente.

    Sven Erik Van T Veer

    Sven Erik Van T Veer 181752/RJ Quinta, 02 de abril de 2015, 12h26min

    Paulo Damm, ainda terá que informar o custo da impressão da contra fé e outros.