Boa tarde,

Sou francês. Entrei no Brasil com visto de união estável em março de 2012. Meu visto foi transformado em "definitivo" em setembro de 2014 e me casei com minha noiva brasileira em novembro de 2014.

Queria saber a partir de que data eu poderia pedir a nacionalidade brasileira. Vi que seria 1 ano, por ter cônjuge brasileira, mas isso vale também se meu visto não é de casado? E 1 ano a partir do casamento, ou 1 ano a partir da minha entrada no Brasil?

E também queria saber onde posso encontrar o passo a passo de como pedir a nacionalidade? Documentos a providenciar, aonde fazer o pedido, etc...

Muito obrigado pela ajuda de vocês.

Respostas

    R

    Rafael U. Quarta, 01 de abril de 2015, 16h24min Editado

    Prezado DucLDucatboyaui, as formas de aquisição de nacionalidade Brasileira na Constituição Federal são claras e não contemplam o casamento como sendo uma forma para naturalização. Porém o que talvez você esteja observando é que no estatuto do estrangeiro no artigo 113, ele reduz para 1 ano quando se enquadra na possibilidade de "I - ter filho ou cônjuge brasileiro;".

    Apesar dessa possibilidade, você deve atender os requisitos do art. 112 do referido estatuto, são eles:

    Art. 112. São condições para a concessão da naturalização: (Renumerado pela Lei nº 6.964, de 09/12/81)

    I - capacidade civil, segundo a lei brasileira;

    II - ser registrado como permanente no Brasil;

    III - residência contínua no território nacional, pelo prazo mínimo de quatro anos (no seu caso cairia para apenas 1 ano), imediatamente anteriores ao pedido de naturalização;

    IV - ler e escrever a língua portuguesa, consideradas as condições do naturalizando;

    V - exercício de profissão ou posse de bens suficientes à manutenção própria e da família;

    VI - bom procedimento;

    VII - inexistência de denúncia, pronúncia ou condenação no Brasil ou no exterior por crime doloso a que seja cominada pena mínima de prisão, abstratamente considerada, superior a 1 (um) ano; e

    VIII - boa saúde.

    Salvo engano o pedido de naturalização deve ser feito no Departamento da Policia Federal.

    Quaisquer outras dúvidas estou a disposição.

    Atenciosamente,

    Rafael U.
    www.ueji.com.br
    [email protected]

    H

    honorio vieira Suspenso Quarta, 08 de abril de 2015, 8h52min

    Bom dia DucLDucatboyaui

    O pedido de naturalização para fim de obter a nacionalidade, o tempo começa a contar a partir do momento que é registrado e da obtenção do RNE e não da entrada.
    Realmente os tempo são reduzidos de acordo com a situação, os menores prazos são para quem é casado ou tenha filho brasileiro que e de 01 ano a partir do registro na Polícia Federal.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    R

    Rafael F Solano Quarta, 08 de abril de 2015, 12h51min

    Tantos querendo sair, e outros querendo entrar.