Interdição ou inabilitação podem ser usadas nesse caso?
Gostaria de um auxilio do que pode ser feito na seguinte situação.
Tenho um Tio que é funcionário publico e que tem problemas com bebidas e com mulheres fora do casamento. Ele gasta todo o seu dinheiro com festas, bebidas, mulheres, noites fora de casa e com empréstimos com agiotas para manter essa vida. Suas dividas só vem aumentando e o patrimônio de sua família só vem se degradando. Essa situação é ainda mais preocupante pois ele já foi internado em uma clinica de reabilitação a alguns anos mas hoje está pior do que antes.
Minha tia que por diversas vezes já sofreu violência física dele, sempre foi dona de casa e não tem renda, recebe dele apenas um vale refeição dele para compra os alimentos do mês para toda a família. As contas de água, luz e telefone são pagas pelos filhos que ainda moram com eles.
Na casa vivi esse meu Tio, minha Tia, três primos de maior que pagam as contas da casa e uma neta de menor (8 anos) que é criada por essa minha tia. Na casa vizinha mora uma filha deles (mãe dessa menina) com um outro filho autista (10 amos), ela não trabalha e é sustentada por ele (contas de água, luz e alimentação).
A preocupação é que ele está prestes a se aposentar e além das diversas dividas existente ele gaste esses dinheiro com os vícios dele prejudicando o patrimônio da família e a saúde dele mesmo.
Diante dessas situações o que pode ser feito?
Antonio, o dinheiro é dele, ele gasta como e com quem ele quiser.
Nada se pode fazer. A esposa e os filhos devem buscar viver longe dele se o comportamento dele é agressivo ou desagradável. Todo cidadão tem pleno direito de ser como quiser ser, viver como quiser viver. É dele o dinheiro que ele gasta.
Prestei o concurso da policia militar e estou na investigação social, não tenho nada que possa me preocupar mas tenho um tio que esta preso por trafego e que morava na minha casa comigo, meus irmãos e meus pais. Será que isso pode me prejudicar na investigação social do concurso da policia militar? Ele foi preso na rua vendendo pedra de craque. Gostaria de uma opinião sincera.
Antônio Neste caso deve se buscar, através do judiciário, a interdição do seu tio. A obtenção desta medida dependerá de um laudo médico que ateste que ele (seu tio) é doente (alcoólatra) e por tal razão perdeu a capacidade (total ou parcial) de gerir sua própria vida. Aconselho a procurar um advogado que atue na área de família. Boa sorte!