Gostaria de um auxilio do que pode ser feito na seguinte situação.

Tenho um Tio que é funcionário publico e que tem problemas com bebidas e com mulheres fora do casamento. Ele gasta todo o seu dinheiro com festas, bebidas, mulheres, noites fora de casa e com empréstimos com agiotas para manter essa vida. Suas dividas só vem aumentando e o patrimônio de sua família só vem se degradando. Essa situação é ainda mais preocupante pois ele já foi internado em uma clinica de reabilitação a alguns anos mas hoje está pior do que antes.

Minha tia que por diversas vezes já sofreu violência física dele, sempre foi dona de casa e não tem renda, recebe dele apenas um vale refeição dele para compra os alimentos do mês para toda a família. As contas de água, luz e telefone são pagas pelos filhos que ainda moram com eles.

Na casa vivi esse meu Tio, minha Tia, três primos de maior que pagam as contas da casa e uma neta de menor (8 anos) que é criada por essa minha tia. Na casa vizinha mora uma filha deles (mãe dessa menina) com um outro filho autista (10 amos), ela não trabalha e é sustentada por ele (contas de água, luz e alimentação).

A preocupação é que ele está prestes a se aposentar e além das diversas dividas existente ele gaste esses dinheiro com os vícios dele prejudicando o patrimônio da família e a saúde dele mesmo.

Diante dessas situações o que pode ser feito?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 02 de abril de 2015, 13h04min

    Antonio, o dinheiro é dele, ele gasta como e com quem ele quiser.

    Nada se pode fazer. A esposa e os filhos devem buscar viver longe dele se o comportamento dele é agressivo ou desagradável. Todo cidadão tem pleno direito de ser como quiser ser, viver como quiser viver. É dele o dinheiro que ele gasta.

    M

    Mozart Quinta, 02 de abril de 2015, 13h08min

    Prestei o concurso da policia militar e estou na investigação social, não tenho nada que possa me preocupar mas tenho um tio que esta preso por trafego e que morava na minha casa comigo, meus irmãos e meus pais. Será que isso pode me prejudicar na investigação social do concurso da policia militar? Ele foi preso na rua vendendo pedra de craque. Gostaria de uma opinião sincera.

    ?

    Desconhecido Quarta, 08 de abril de 2015, 11h59min

    Então em que caso a Interdição ou inabilitação se aplica?
    E a esposa que é completamente dependente dele não tem direito a nada?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 08 de abril de 2015, 12h47min

    Não, ele é são.

    A esposa pode pedir o divórcio e requerer a pensão alimenticia, se quiser.

    ?

    Desconhecido Quarta, 08 de abril de 2015, 17h58min

    Muito Obrigado pelo esclarecimento.

    José Antônio Guimarães Fraga

    José Antônio Guimarães Fraga 104980/MG Quarta, 08 de abril de 2015, 18h55min

    Antônio
    Neste caso deve se buscar, através do judiciário, a interdição do seu tio.
    A obtenção desta medida dependerá de um laudo médico que ateste que ele (seu tio) é doente (alcoólatra) e por tal razão perdeu a capacidade (total ou parcial) de gerir sua própria vida.
    Aconselho a procurar um advogado que atue na área de família.
    Boa sorte!

    R

    Rafael F Solano Quarta, 08 de abril de 2015, 19h03min

    Dificlmente ele será considerado mentalmente incapaz apenas por ser incapaz, portanto, a interdição não será possível.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 08 de abril de 2015, 19h04min

    "e tem problemas com bebidas e com mulheres fora do casamento. Ele gasta todo o seu dinheiro com festas, bebidas, mulheres, noites fora de casa"

    Isto não é insanidade.