sou portador de polimiosite cid M 33.2 tinha uma vida saudavel trabalhava quando aos 26 anos senti uma forte fraquesa e por fim não consegui continuar trabalhando apos um atestado e enquanto diagnostiva tal doença fui demitido E POR FIM FUI PARAR NO INSS ( JA DESEMPREGADO ) PEGUEI PERICIA 1 ANO E 8 MESES APOS ME APOSENTARAM pois o poblema de saude existe tratamento porem sem esperanças medicas de cura pois a doença em si foi freada com tratamento que eu faço mas porem eu perdi uns 60 por cento de minha capacidade muscular e fisica ando com uma certa dificuldade BOM ENTÃO NÃO CONSEGUI EXERCER MAIS A MINHA PROFISÃO DE MARCENEIRO AGORA POR ME ENVOLVER NA POLITICA NO MUNICIPIO FUI CONVIDADO A SAIR COMO VEREADOR POREM FICO NA DUVIDA ENTRE TROCAR O CERTO PELO DUVIDOSO ENTRE CONCORRER E PERDER MINHA APOSENTADORIA POIS DEPENDO DELA TENHO FILHOS MINHA ESPOSA ESTA GRAVIDA E PODEREI TALVEZ FICAR SEM RENDA alguem que entenda sobre o assunto me de uma auxilio nesse sentido pois estou como pre candidato pra 2016

Respostas

    E

    Eldo Luis Andrade Segunda, 06 de abril de 2015, 12h39min

    A aposentadoria por invalidez é cessada quando a pessoa volta a trabalhar em atividade que lhe garanta a subsistência. De forma que somente você sendo eleito e assumindo é que você pode perder sua aposentadoria a partir do momento em que recebe sua primeira remuneração na nova atividade.
    O que você pode fazer é entrar na Justiça para manter sua aposentadoria juntamente com a remuneração de vereador. Alegando que a remuneração será transitória. E que o votar e ser votado (e representar o povo) é direito constitucional que não pode ser restringido nem indiretamente com cessação de aposentadoria por invalidez.
    Outra coisa que você pode fazer é deixar cessar a aposentadoria.. E uma vez terminado o mandato de vereador entrar com novo pedido de aposentadoria por invalidez. Cessado o recebimento da remuneração de vereador e mantidas as condições físicas que permitiram a primeira aposentadoria por invalidez uma segunda aposentadoria por invalidez é possível. Provavelmente com valor diferente da primeira.

    ?

    Desconhecido Segunda, 06 de abril de 2015, 13h30min

    Eldo Luis Andrade valeu mesmo muito exclarecedor muito obrigado

    D

    Desconhecido Quarta, 08 de abril de 2015, 18h32min

    mais alguem pra me dizer alguma coisa a respeito do assunto

    eu mesmo

    eu mesmo Quarta, 03 de junho de 2015, 14h33min

    até agora so o eldo luis mais alguem sobre esse assunto

    Walter Braga Junior

    Walter Braga Junior Terça, 18 de agosto de 2015, 11h26min

    Bom dia Noé. Discordo da posição o Dr. Eldo. E discorda também o STF, desde 2005.
    REsp 1377728 (ACÓRDÃO) Ministro BENEDITO GONÇALVES DJe 02/08/2013
    RB vol. 599 p. 59
    Decisão: 18/06/2013
    PREVIDENCIÁRIO. RECURSO ESPECIAL. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ.
    CUMULAÇÃO COM SUBSÍDIO DECORRENTE DO EXERCÍCIO DE MANDATO ELETIVO.
    POSSIBILIDADE.
    1. É possível a percepção conjunta do subsídio decorrente do exercício de mandato eletivo (vereador), por tempo determinado, com
    o provento de aposentadoria por invalidez, por se tratarem de
    vínculos de natureza diversa, uma vez que a incapacidade para o
    trabalho não significa, necessariamente, invalidez para os atos da
    vida política.
    2. Recurso especial não provido.

    AgRg no Ag 1027802 (ACÓRDÃO) Ministro CELSO LIMONGI (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/SP)
    DJe 28/09/2009
    Decisão: 15/09/2009
    PREVIDENCIÁRIO. VEREADOR. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. CUMULAÇÃO.
    POSSIBILIDADE.
    1. É possível a percepção conjunta dos subsídios da atividade de
    vereança com os proventos de aposentadoria por invalidez,...

    REsp 626988 (ACÓRDÃO) Ministro PAULO MEDINA
    DJ 18/04/2005 p. 404
    Decisão: 03/03/2005
    PREVIDENCIÁRIO. CANCELAMENTO DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ.
    SEGURADO ELEITO VEREADOR. INOBSERVÂNCIA DO DEVIDO PROCESSO LEGAL.
    1. O fato de o segurado titular da aposentadoria por invalidez estar
    exercendo mandato eletivo não enseja o cancelamento do benefício,...

    Assim, é possível sim receber aposentadoria por invalidez e subsídio como vereador.

    E

    Eldo Luis Andrade Terça, 18 de agosto de 2015, 19h45min

    Foi o que eu disse. Terá de entrar na Justiça. Quanto ao INSS aplicará a letra fria da lei. E em descobrindo a atividade remunerada aplicará o art. 46 da lei 8213. E aí se quiser manter a aposentadoria com remuneração de vereador terá de procurar as vias judiciais.

    eu mesmo

    eu mesmo Terça, 22 de setembro de 2015, 23h58min

    Walter Braga Junior VALEU AMIGO OBRIGADO Eldo Luis Andrade