Cecília de Paiva Quarta, 28 de abril de 1999, 15h01min

    Karina,
    não sei qual o grau de informação que vc já obteve em relação ao conhecimento jurídico ou social, mas posso lhe dar a dica de, primeiramente vc obter a lei de crimes ambientais n. 9065 de fevereiro de 1998. ela é um compêndio, um apanhado de leis anteriores de forma a responsanbilizar o causador, o fiscalizador ou qualquer envolvido em dano ambiental.
    Trabalho na área ambiental e tenho conhecimento leigo da questão,mas posso dizer que esta lei veio para tentar evitar o que a tecnologia e as causas para alcançarmos o "futuro" fizeram para acabar com a singeleza da natureza.
    Casos como o desmatamento, poluição, desvio e a verdadeira "concretagem" de rios para pavimentação e outros "progressos" do homem, fazem regredir até a nossa boa intenção de preservar, conservar, mudando nossa rota para "ajuste" "repreensão" e porque não dizer, "pavor".

    Grande abraço e muita sorte para que mais alguém,através de sua monografia, seja conquistado para que o futuro seja um conjunto de benefícios e não apenas uma fatia do nosso famoso advento era 2000.

    ?

    ATILA ANDRÉ DE NEGRI FONSECA Domingo, 20 de fevereiro de 2000, 1h46min

    Minha amiga.

    Você realmente escolheu um tema muito controverso, que esta começando despontar em termos juridicos. Nós temos algumas obras que lógicamente você já deve conhecer, e várias pesquisas através da internet, que também deve ser de seu conhecimento, mas de pronto lhe aconselho a escolher um tema dentro do assunto proposto, e dentro deste tema você venha a desenvolver a sua monografia, como por exemplo, "O DANO AMBIENTAL E SUA REPARABILIDADE", e daí por diante, conforme a sua criatividade.

    Um outro conselho. Procure não ficar tão somente limitada a livros bibliografias, procure desenvolver pesquisas de campo, Tribunais etc., assim como pegar temas atuais de danos ambientais como "O DERRAMAMENTO DE ÓLEO CAUSADO PELA PETROBRAS", que por sinal é muito interssante para se desenvolver sua pesquisa, quanto a população que sobrevive daquele meio sustentavel. Minha amiga, há uma infinidade de leques para você abrir, como já disse não se guie somente em poucas doutrinas, desenvolva sua pesquisa usando também a lei de crimes ambientais, e a partir daí crie dentro da sua capacidade aquilo que melhor você tereorizar sobre o assunto, pois é assim que eu venho desenvolvendo os meus trabalhos, e, graças a Deus venho obtendo êxito.

    Espero ter contribuido com alguma coisa para a sua monografia. E não se esqueça "A sua capacidade não a incapacita em desenvolver aquilo que melhor você se propõe a fazer".

    ATILA ANDRÉ

    Um grande abraço.