Caríssimos, como não há um fórum especificamente sobre Direito dos Animais, resolvi fazer aqui a denúncia da violência e da tortura que está sendo cometida contra ursos na China: deitados, enjaulados em cubículos gradeados, os ursos têm sondas introduzidas em seu corpo para que a bílis possa ser extraída, com o objetivo de dar continuidade a uma tradição chinesa que afirma ter esta substância poderes curativos. Os ursos mal conseguem se mexer nas jaulas, gemem o tempo inteiro de dor, e esta situação já perdura por anos (desde 1985). O governo chinês já desativou duas fazendas onde isso ocorre, mas é necessário que haja uma forte pressão mundial para que esta barbaridade possa se extinguir. Peço que, mesmo que seja rapidamente, visitem o site http://www.geocities.com/Baja/2324/index.html, pois esta home-page foi especialmente desenvolvida para anunciar ao mundo a triste situação desses animais, além de revelar de que maneira podemos contribuir para a extinção de tal prática. Sou apenas um internauta bastante preocupado com a frieza humana.

Respostas

    S

    Sérgio Coutinho Quarta, 02 de junho de 1999, 3h15min

    Concordo com a campanha do Mac Lennon. É terrível que os animais sejam tão desrespeitados e nada seja feito. Não se trata de desmerecer seres humanos nem de estabelecer uma hierarquia de valores entre eles, mas perceber que todas as formas de vida merecem ser tratadas com dignidade por interagir na preservação do frágil equilíbrio dos ecossistemas terrestres. Contudo, o que prevalece é que o que não interessa imediatamente ao bicho-homem vira logo bicho-de-pé, merece ser extirpado da terra. Mesmo sendo animais tão distantes de nós, os ursos chineses são um exemplo para que dele possamos ver o que é feito com os animais selvagens, e mesmo domésticos, de nosso país.

    M

    Martha Uébe Mansur Segunda, 26 de fevereiro de 2001, 0h48min

    olá Mac lennon, me chamo Martha e curso o último ano de direito aqui em Campos, cidade onde moro...e, ao visitar esse site, em especial o assunto relacionado ao D. Ambiental, fiquei surpresa,e por que não muito satisfeita ao encontrar um e-mail seu demonstrando sua preocupação em relação a violência contra ursos na China. Assim como vc, a reportagem publicada no jornal O Globo foi um choque p/mim...e me senti de alguma forma responsável por essas violências que assolam o mundo animal, resolvi trabalhar minha monografia com base nesse assunto, eu ainda não a comecei, e, fico agradecida por forcener o site da geocites...mas uma forma de participar de tais problemas...e por que não trabalhar em defesa do mesmo...gostaria de lhe pedir que se caso consiga algum material relacionado à violência animal, englobando aspectos jurídicos, envie-me por favor...ficarei muito grata...penso que se cada um de nós cumprir nossa parte, conseguiremos reverter essa triste realidade... meu e-mail: [email protected]