Sou estudante de direito. Venho acompanhado de perto, a questão do derramamento de óleo na Baía de Guanabara/RJ. É um absurdo o que vem ocorrendo. Pessoas que vivem essencialmente da pesca, não tem mas como prover o seu sustento, apesar da Petrobras estar "indenizando" estes menos privilegiados de uma política protetora dos intersses de poucos. Como pode o trio(PETROBRAS, IBAMA, GOVERNO FEDERAL) querer enaganar o povo, já que ambos jogam no mesmo time. Juridicamente, lógicamente e inteligentemente é impossivel, o mantedor(Governo Federal) exigir que a sua empresa(PETROBRAS), venha a cumprir leis de cunho sancionador. Por outro lado o IBAMA vem fingindo que está fazendo alguma coisa em prol da nossa Baía, passeando em seus botes, para lá e para cá, fingindo que fiscaliza alguma coisa. A coisa é mais séria do que se pensa. A PETROBRAS, é uma empresa que já várias vezes causou dano aquela reserva de manguesais e sua biodiversidade, e nunca ninguem fez nada. Agora aconteceu de novo, a mesma foi multada, aliás, multa essa que em pouco tempo vai recuperar, pois o valor pago da multa foi para os cofres públicos do Governo Federal, e a população que vive dependente da pesca para a sobrevivencia, é quem está pagando o "pato" ou seja o "peixe". Caros amigos, depende de nós, nova geração de juristas, começar a pensar numa forma de parar com essas irresponsabilidades, e passar a agir em prol dessas questões que comprometem o futuro dos nossos filhos, netos e bisnetos, pois o dano maior está na cegueira daqueles que tem olhos e fingem que não veêm o sofrimento destas pobres pessoas, e tapam os ouvidos para o clamor de socorro da nossa Baía da Guanabara, que a cada dia morre por falta de interesse de quem podia fazer e nada faz pela sobrevivencia de sua biodiversidade.

ATILA ANDRÉ

Respostas

    ?

    ATILA ANDRÉ DE NEGRI FONSECA Domingo, 20 de fevereiro de 2000, 20h15min

    CAROS AMIGOS, DESCULPEM-ME OS ERROS DE GRAFIA. VENHO NESTA OPORTUNIDADE APRESENTAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, COM TODO RESPEITO A QUE É DEVIDO AOS SRS. LEITORES.

    ONDE LER-SE: PETRABRAS CORRETO: PETROBRAS
    ONDE LER-SE: ACOMPANHADO CORRETO:ACOMPANHANDO.
    ONDE LER-SE: INTERSSES CORRETO: INTERESSES.

    ?

    Joseane Ando Sábado, 05 de agosto de 2000, 0h40min

    Caro amigo Atila André,

    Fico muito contente em ler seu texto no debates, contente porque acho que devemos lutar pelo nosso meio ambiente, veja a extensão da nossa Floresta Amazônica, ela se perda a cada dia mais.

    E vc comentando sobre o acidente que vimos em nossa Baía... que vergonha... o Governo fica inerte. Depois ocorreu outro acidente em Araucária, e ainda outro, neste último final de semana na Baixada Fluminense, e esses dois últimos eles alegam o mesmo motivo: o aparelho não detectou a pressão que o tubo fez com o vazamento, e foram os próprios moradores que perceberam em função do cheiro.

    A empresa de Araucária possui o certificado ISO 14000, o da gestão ambiental, e mesmo assim ocorreu esse acidente!!!! Meu tema da monografia de graduação é esse: ISO 14000, caso tenha informações, me mande uma mensagem.

    Foi um prazer te conhecer... até a próxima, Joseane.

    ?

    alvaro Quarta, 10 de janeiro de 2001, 21h15min

    Estou desenvolvendo uma monografia sobre " O DIREITO AMBIENTAL E SUAS INFLUÊNCIAS CÍVEIS E TRIBUTÁRIAS".Gostaria que me enviasse algum material disponível.

    UM ABRAÇO!

    ATÉ MAIS!

    ?

    Nivardo Nepomuceno Sobrinho Domingo, 18 de fevereiro de 2001, 0h41min

    Atila e demais interessados,

    Venho acompanhando as notícias de crime ambiental da Petrobrás com muita atenção. Pretendo fazer a minha monografia de final do curso de graduação sobre o tema crimes ambientais cometidos por empresas.

    Desejo participar do grupo para trocar informações sobre o tema.

    Meu e-mail para contato é [email protected]

    Saúde e Paz,
    Nivardo Nepomuceno