Suspensão no trabalho, abuso de autoridade.
Trabalho das 7:00 s 17:00 no centro de santo andré, moro em são bernardo do campo e estudo na faculdade metodista de são paulo, resumindo, o horário que trabalho é ideal para mim estudar, só que meu supervisor mudou meu horário para as 8:00 até as 18:00 sem que eu concordasse, pois estava em semana de provas na faculdade e sair as 18:00 do trabalho em horárii de pico no centro de santo andré eu não iria conseguir chegar a tempo, pois bem dito e feito, cheguei 20:40 na faculdade e perdi a prova, fui falar com ele que o que ele fez foi errado, falei pelo whatsapp dia 26/03/2015 as 21:00, ele não gostou e no outro dia fui trabalhar e ele me suspendeu por um dia, alegando que não gostou da minha conduta perante a ele. Falei com ele fora do horário de trabalho, ele agiu correto ou posso buscar uma alternativa para recuperar meu dia perdido?
ISS// não concordei na troca do horário, porém ele que quis a troca, sabendo que eu estudo e que iria me prejudicar, uma hora é pouco, porém uka hora mais tarde em horário de pico me fez chegar 19:30 em casa quando no normal chego 17:30. E reclamei pois não tenho auxílio nenhum da empresa no pagamento da faculdade e me senti prejudicado.
Ele quis a troca porque um outro colaborador se afastou por problemas de saúde, acho que deveria ao menos saber se estou disposto. E a pergunta foi se PELO FATO DE EU RECLAMAR PELO WHATSAPP AS 21 HORAS FORA DO TRABALHO SE ELE TERIA O DIREITO DE ME SUSPENDER POR UM DIA, NÃO ACHO QUE ELE PODE AVALIAR A.MINHA CONDUTA PERANTE A ELE FORA DO TRABALHO.
Ele é seu superior hierárquico, ele não é uma autoridade, ele não é policia, juiz, governador, etc etc etc
Portanto, ele não abusou de autoridade.
Pouco importa o motivo que levou a empresa alterar seu horário de trabalho, dificilmente não é uma boa razão, um motivo do trabalho (não faz diferença se tinha alguém doente ou não), o fato é propuseram a mudança e vc não se recusou, vc aceitou e foi trabalhar no novo horário.
Se o Whatsapp é para congregar pessoas do trabalho, ou mesmo que não o seja em especifico, mas que agrega e outros componentes ficam sabendo que é o sujeito ali que é seu chefe no trabalho, não importa a que horas vc tece comentários desairosos sobre ele, vc tornou o fato publico, é isso o que importa.
A partir do momento que vc aceitou a mudança vc perdeu o direito de reclamar. Se queria dar um sentido profissional ao fato que o aborreceu tivesse deixado para fazer isso frente a frente com seu chefe no ambiente de trabalho.
Portanto, sim, a medida disciplinar foi perfeitamente dentro da legalidade.