Estou no último ano de faculdade, e minha monografia vai ser sobre o interesse, que a sociedade tem, quanto aos danos causados ao meio ambiente. A Lei 9605/98, antecipou as penalidades, perante a sociedade, que não observa a necessidade de punição, ainda. A sociedade não tem a concepção de reprovar as condutas, que é de interesse de todos, pois, trata de um interesse difuso. A sociedade, clama para criação de uma norma reguladora, com relação as condutas que abomina, para que, seja tomadas providências onde mantenha o controle de determinadas condutas que são reprováveis ( o legislador sempre atende a sociedade quando existe um clamor geral). No caso da Lei que regula penalidades, para ações contra o meio ambiente, foi antecipada a punição, e não houve o clamor geral para criação da mesma, pois a sociedade não se conscientizou da necessidade de preservação do meio ambiente.

Respostas

    ?

    Cláudia Redin Patel Terça, 20 de junho de 2000, 18h59min

    Bom, primordialmente quero lhe dizer que considero seu tema excelente, ainda mais nos dias de hoje.È indubitável que a sociedade brasileira está muito longe de possui uma verdadeira consciência ambiental. Por quê? Obviamente que que não existe uma razão única ou definida mas, temos que reconhecer certos aspectos.Em primeiro lugar, nosso liberalismo,que além de sacrificar no sentido literal da expressão, milhares, não nos permite que tenhamos alguma idéia do que venha a ser a consciência de preservação. Somos educados, ou melhor, adapdatados a consumir impulsivamente, para saciar nossos desejos mais imediatos. Egoísmo? Puro. A idéia de que um dia faltará água potável, reservas florestais, matérias-primas naturais...isso, é encarado como um problema longíquo, que não desfruta de mínima porção de solidariedade.Soma-se a isso, à atuação governamental, especificamente no campo social, absolutamente MEDÍOCRE, à falta de uma conscientização em massa...Está aí, como produto uma sociedade condenada pela sua própria ignorância.
    Desejo-te sucesso...Patel.