Impedimento de Visitas dos filhos ao pai idoso
Meu pai tem 94 anos , saiu rescentemente do hospital e foi para casa de irma mais nova.Tenho uma filha com problemas neurologicos e psiquiatrico que precisa de minha supervisao tempo integral,em razao de varias medicacoes que toma ao longo do dia e nao posso ajudar minha irma com meu pai. Ela desliga todos os aparelhos celular para que nao tenhamos noticias dele e se vamos a casa dela ela nos recebe muito mal, razao pela qual os filhos se afastam .Pode ela, impedir que meu pai receba visita dos filhos?
É claro que ela não pode, contudo, alguma ajuda sempre seria bem vinda. Se ela está segurando o rojão sozinha é natural que não faça caras de bons amigos quando alguém vai lá SÓ VER o velho.
Ela poderá, se quiser, requerer na justiça que os demais filhos do idoso colaborem FINANCEIRAMENTE todo mês. Convêm que os filhos tenham consciência de que não é obrigação de só 1, assim todos poderiam ajudar sem precisar passar vergonha na frente do juiz.
Na verdade ela nao quer alguma ajuda, o filho dela procurou e disse que ela nao quer ele somente na casa dela e sim que ele fique 20 dias na casa de cada um, acontece que meu pai esta com a saude muito mal, saiu recentemente do Hospital e esta com sonda e ele teria que ficar em um local somente e ela eh a unica que mora numa casa que oferece condicoes de conforto para ele. Todos apoiaram qdo ele estava internado, chegamos a ficar 12 horas com ele no hospital em dias alternados entre os demais. e ela exige que continue assim na casa dela. Ja oferecemos ajuda financeira para contratacao de um cuidador , ela nao aceita, quer ele na casa de um e de outro e ele nao tem como ficar pra la e pra ca, tem irmao que mora na roca , em chacara e ele nao pode ficar distante do recurso medico. Isso seria aceito pelo juiz?
Se ele não pode ficar 20 dias na casa de cada filho, pode ficar 120 dias na casa dos filhos que moram por perto. Assim, quem não cuidar, paga as despesas de transporte e adequação de um cômodo na casa de cada filho cuidador, caso o benefício dele não seja o suficiente para essas despesas. Ou, todos os filhos pagam um Cuidador ou Clínica de Repouso, por 30/60/90 dias ao ano, para sua irmã descansar.
Se sua irmã está cuidando sozinha e não quer receber o resto da família na casa dela, a solução é: em vez de visitar, leve seu pai para um passeio ou fique com ele por um dia, pelo menos.
Processar os irmãos para arrecadar dinheiro, certamente sua irmã não fará, tendo em vista, que, seu pai deve ter benefício/aposentadoria, e certamente ela cuida por livre e espontânea vontade, ninguém a obrigou. E no final, seu pai poderá acabar no abrigo do Estado, onde todos os filhos poderão visitar.
Lembrando que o Estado ajuda a família cuidar dos idosos, com acréscimo de 25% no benefício do idoso que necessita de cuidador, além de fornecer remédios e assistência médica em casa.
Em vez de arrumar confusão com sua irmã cuidadora, procure ajudar do jeito que puder. Por exemplo, contrate acompanhante/cuidador, para ficar com seu pai por 30/40 dias, em sua casa.
Nao estou arrumando confusao com minha irma, apenas estou esclarecendo duvidas referentes a situacao. Nao tenho condicoes de ficar com meu pai, moro com uma filha com problemas psiquiatricos que tem surtos , pago aluguel ,minha casa tem 3 comodos ,durmo no colchao no chao da sala, nem sofa eu tenho, nao tenho renda ,nao posso trabalhar pq nao posso deixar minha filha sozinha e nao sou aposentada , recebo ajuda de uma filha para suprir minhas necessidades. No entando, tenho outros irmaos que poderia ficar com ele ou ajudar financeiramente. Grata