Estou no 5º ano da Faculdade de Direito, não tive aulas de Direito Ambiental, mas resolvi fazer minha monografia de final de curso sobre o Ambiente Urbano. Gostaria de obter informações, pois estou com certa dificuldade para conseguir material para o trabalho. O que vocês acham que eu deveria abordar com mais ênfase, e por onde devo começar.

Obrigada. Ana Paula.

Respostas

    ?

    Josy Terça, 11 de abril de 2000, 0h52min

    Prezada Ana:

    Fiz por algum tempo estágio na Promotoria de Defesa do Meio Ambiente aqui em MT e pude perceber que um dos grandes temas hoje nesta seara que você pretende debruçar seus estudos é relativa as praças.
    Como se sabe, as praças são redutos de lazer da sociedade, cuja natureza jurídica é de bem de uso comum do povo, sendo, portanto, proibido qualquer restrição a este uso.
    Porém, o que se nota, ao menos nesta capital, é que estes logradouros públicos se transformaram em pontos de venda, cheios de bancas de jornais e ambulantes, o que disvirtua a sua finalidade e pior, agride o chamado meio ambiente urbano.
    A área é interessantíssima, mas inexplorada.
    Espero que tenha ajudado....
    Kissses
    Josy

    ?

    Gabriel Edler Terça, 29 de março de 2005, 0h53min

    Cara Ana Paula. Talvez possa ajudá-la. minha Monografia teve por título Meio Ambiente Urbano - Instrumentos Jurídicos e Políticos Para a Sustentabilidade. busquei fazer um apanhado dos princiapais instrumentos que a nossa legislação oferece para a proteção do meio ambiente urbano. Há várias partes que podem ser interessantes: as áreas de preservação permantente e seus limites de exploração para pesquisa. o plano diretor, que, segundo a maioria dos autores, é apenas menor em importância do que a Lei Orgânica do Município. vc pode explorar, por exemplo, a relação do estatuto da cidade e, mais especificamente o plano diretor e os zoneamentos (em especial o industrial) as áreas de preservação, a questão dos recursos hídricos urbanos. como ajuda posso te indicar os sewguintes livros (segue a minha bilbiografia mais alguns livros que adquiri posteriormente):

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    ABREU, Maurício de Almeida. Habitação popular, forma urbana e transição para o capitalismo industrial: o caso do Rio de Janeiro. in Geografia e Meio Ambiente no Brasil. Antônio Christofoletti (org.) et ali. São Paulo: HUCITEC, 1995.

    ARRUDA, José Jobson de A.; PILETTI, Nelson. Toda a História: História Geral e História do Brasil. 9 ed., São Paulo: Attica, 1999.

    BARROSO, Vera Lúcia Maciel. Povoamento e Urbanização do Rio Grande do Sul: a fronteira como trajetória. in Urbanismo no Rio Grande do Sul. Günter Weimer (org.). Porto Alegre: UFRGS, 1992.

    BENEVOLO, Leonardo. História da Arquitetura Moderna. São Paulo: Perspectiva, 1976.

    BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. in Código Civil - Código de Processo Civil - Constituição Federal. CAHALI, Yussef Said (org.) 6 ed. ver. atual. e ampl. São Paulo: RT, 2004. (Coleção RT Mini Códigos).

    BRASIL. Lei 10.257 de 10 de julho de 2001 – Estatuto da Cidade: Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. in Código Civil - Código de Processo Civil - Constituição Federal. CAHALI, Yussef Said (org.) 6 ed. ver. atual. e ampl. São Paulo: RT, 2004. (Coleção RT Mini Códigos).

    BRASIL. Lei 6.803 de 02 de julho de 1980. Dispõe sobre as diretrizes básicas para o zoneamento industrial nas áreas críticas de poluição, e dá outras providências. in Constituição Federal - Coletânea de legislação de direito ambiental. MEDAUAR, Odete (org.). São Paulo: RT, 2002. (Coleção RT Mini Códigos).

    BRASIL. Lei 6.902 de 27 de abril de 1981. Dispõe sobre a criação de Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental e dá outras providências. in Constituição Federal - Coletânea de legislação de direito ambiental. MEDAUAR, Odete (org.). São Paulo: RT, 2002. (Coleção RT Mini Códigos).

    BRASIL. Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação e dá outras providências. in Constituição Federal - Coletânea de legislação de direito ambiental. MEDAUAR, Odete (org.). São Paulo: RT, 2002. (Coleção RT Mini Códigos).

    BRASIL. Lei 7.347 de 24 de julho de 1985: Disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico (vetado) e dá outras providências. in Código Civil, Código de Processo Civil e Constituição Federal. CAHALI, Yussef Said (org.) 6 ed. ver. atual. e amp. São Paulo: RT, 2004. (Coleção RT Mini Códigos).

    CARNEIRO, Ruy de Jesus Marçal. Organização da Cidade: planejamento municipal, plano diretor e urbanificação. São Paulo: Max Limonad, 1998.

    CARRIÓN, Diego. A reforma urbana num contexto de sustentabilidade. in Metrópoles (In) Sustentáveis. Eduardo Neira Alva (org). Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

    CARVALHO, Benjamin de Araújo. História da Arquitetura. Rio de Janeiro: Ediouro, [198?].

    CORONA, Eduardo; LEMOS, Carlos A. C. Dicionário da Arquitetura Brasileira. São Paulo: EDART, 1972.

    COULANGES, Fustel de. A Cidade Antiga. São Paulo: Martin Claret, 2002.

    FARIAS FILHO, José Almir. Utopia e Fetiche: na aventurosa relação cidade-meio ambiente. Revista de Administração Municipal, Rio de Janeiro, v. 44, n. 220, p. 41-49, jan./mar. 1997.

    FERREIRA, Manoel Rodrigues. História do Urbanismo no Brasil: 1532 – 1822. São Paul: RG, 1999.

    FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 2 ed. amp. São Paulo: Saraiva, 2001.

    GOITIA, Fernando Chueca. Breve história do Urbanismo. Lisboa: Presença, 1982.

    LEAL, Rogério Gesta. A Função Social da Propriedade e da Cidade no Brasil. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1998.

    _____. Direito Urbanístico: condições e possibilidades da constituição do espaço urbano. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

    MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 10 ed. rev., atual. e aum. São Paulo: Malheiros, 2002.

    MORRIS, A. E. J. Historia de la forma urbana: desde sus orígenes hasta la Revolución Industrial. 7 ed., Barcelona, Espanha: GG, 2001.

    MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História das Cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Moderna, 1999.

    MUKAI, Toshio. Direito urbano-ambiental brasileiro. 2 ed., São Paulo, Dialética: 2002.

    MUMFORD, Lewis. A Cidade na História: suas origens, transformações e perspectivas. 2 ed., São Paulo: Martins Fontes, 1982.
    NOVAES, Washington. Agenda 21: Um novo modelo de civilização. in Meio Ambiente no Século 21. André Trigueiro (coord.). Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

    OLIVEIRA, Regis Fernandes de. Comentários ao Estatuto da Cidade. São Paulo, Revista dos Tribunais: 2002.

    QUADRI, Gabriel. Políticas ambientais para uma cidade sustentável. in Metrópoles (In) Sustentáveis. Eduardo Neira Alva (org). Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

    RIBEIRO, Demétrio. O Planejamento Urbano no Rio Grande do Sul: um depoimento sobre as vicissitudes da idéia do plano diretor, de 1945 até hoje. in Urbanismo no Rio Grande do Sul. Günter Weimer (org). Porto Alegre: UFRGS, 1992.

    ROSSATO, Ricardo. Século XX: Urbanização e Cidadania. Santa Maria: Palotti, 1996.

    ROSSATTO, Sara Isabel G. A participação da Sociedade Organizada na Elaboração do Plano Diretor. Cruz Alta, 2003.

    SAULE JR., Nelson. Novas Perspectivas do Direito Urbanístico Brasileiro. Ordenamento Constitucional da Política Urbana. Aplicação e Eficácia do Plano Diretor. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris, 1997.

    SILVA, José Afonso da. Direito Urbanístico Brasileiro. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 1997.

    SIRKIS, Alfredo. O Desafio Ecológico das Cidades. in Meio Ambiente no Século 21. André Trigueiro (coord.). Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

    SIRVINSKAS, Luís Paulo. Manual de direito ambiental. 2 ed., São Paulo, Saraiva: 2003.

    TANAJURA, Grace Virgínia Ribeiro de Magalhães. Função Social da Propriedade Rural - com destaque para a Terra, no Brasil Contemporâneo. São Paulo: LTr, 2000.

    VASCONCELLOS, Sylvio de. Formação Urbana do Arraial do Tejuco. in Arquitetura Civil II: textos escolhidos da Revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ministério Da Educação e Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (orgs.). 2 imp. São Paulo: FAUUSPMEC-IPHAN, 1980.

    VILLAÇA, Flávio. Uma contribuição para a história do planejamento urbano no Brasil. in O processo de urbanização no Brasil. Csaba Deák e Sueli Ramos Schiffer (orgs.). São Paulo: EDUSP, 1999.

    VINGOPOULOU, Ioli; CASULLI, Melina. Arte e História de Atenas. Firenze, Itália: Bonechi, 1995.

    WEIMER, Günter. Vida e Morte da Cidade Teuto-Gaúcha. in Urbanismo no Rio Grande do Sul. Günter Weimer (org). Porto Alegre: UFRGS, 1992.

    WILHEIM, Jorge. O Substantivo e o Adejtivo. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1979. (Coleção Debates).

    SILVA, José Afonso da. Direito Ambiental Constitucional. Malheiros

    ROCCO, Rogério; COUTINHO, Ronaldo (orgs.) O Direito Ambiental das Cidades. DP&A Editora.

    ALMEIDA, Josimar Ribeiro de et al. Política e Planejamento Ambiental. Thex Editora

    BOA SORTE!