Olá tenho uma filha de 13 anos de um "caso" que faz mais de 10 anos que terminei e nunca fui casado legalmente, estou a 10 anos em uma união estável, onde tenho uma outra filha,e sempre paguei pensão alimentícia, mas sempre através de acordo verbal e nunca foi feito um acordo judicial, agora a mãe da minha filha de 13 anos, quer entrar com uma ação judicial de pensão alimentícia. Estava pagando 300,00 e agora estou ganhando pouco, cerca de 1.400,00 mensal e passei por dificuldades financeiras este mês e não consegui pagar a pensão, pois tenho que pagar aluguel e tenho outra filha também. Gostaria de saber se devo esperar a justiça me procurar, para um acordo judicial, ou eu devo entrar em contato?, e se posso sofrer uma prisão civil? E se ela pode requerer pensão retroativa? Desde já agradeço se alguém puder me tirar essas duvidas.

Respostas

    D

    Desconhecido Domingo, 12 de abril de 2015, 22h38min

    Melhor tentar um acordo extrajudicial. Formalize em um documento com assinatura de testemunhas. Guarde também os comprovantes de depósito ou colha recibo, caso esteja entregando o dinheiro diretamente à mãe de sua filha.

    Não há prisão civil porque não existe a obrigação formal de alimentos e sim, pode ser pedida pensão retroativa.

    P

    Pai Gente Fina Domingo, 12 de abril de 2015, 23h11min

    Pensão retroativa não judicial não existe.

    Ela soh eh obrigação judicial a partir do momento que vc homologa um acordo ou eh citado um processo.