O casal está junto a 5 anos e morando na casa dos pais do pai da criança ( a criança mora com o pai, a mãe e os avós paternos ) . A criança está com 1 ano de idade, cresceu e conviveu na casa dos avós junto de sua mãe e pai. O pai por ser autônomo e trabalhar em casa cuida da menina desde os 3 meses para a mãe trabalhar. E desde os 6 ela parou de mamar no peito . O relacionamento já estava desgastante e chegou em um ponto que não da mais para continuar. A mãe chamou policia e registrou um BO alegando que o pai da criança ( seu namorado ) a agrediu, quando na verdade ele empurrou ela com mãos e pés para se proteger das agressões dela, que começou com agressão verbal e partiu para a física. Este é o primeiro BO feito contra o pai, nunca teve registro de passagem pela policia durante seus 30 anos de idade.

Não temos fotos dos maus tratas em relação da mãe com a criança pois nunca pensamos que as coisas chegariam a esse ponto, mas temos diversas testemunhas não familiares que já viram o jeito agressivo que a mãe trata a filha. Ela saiu de casa por que quis e tbm temos testemunhas, inclusive uma advogada que chamamos na hora que ela disse querer sair de casa. Ela não tem parentes aqui na cidade e está na casa de amigos, saiu falando que ia ferrar com a vida do pai e que ele nem ninguém da casa do pai ia rever a criança, que nasceu dela e é direito dela. Ela é vingativa, e a gente já presume que ela vai usar a criança para atingir não só o pai como toda a família paterna, pois ela foi criada dentro da casa deles.

Consultamos a advogada que estava presente no dia em que ela saiu, e a mesma disse que tirar a guarda de uma mãe é muito difícil, mas é pai quem cuida oficialmente de seg a sexta para a mãe trabalhar, é ele quem cuida de 8 às 18h e dava mamadeira, comida, frutinha, banho, trocava, passeia com ela TODOS OS DIAS ( da umas voltas no bairro com ela no carrinho ), ele quem paga o plano de saúde desde bebe ( a mãe se recusou a pagar ), ele quem levou ela em todas consultas de controle e quem levou para tomar todas as vacinas. Pensando sempre no bem estar da criança compra antecipadamente fralda para meses a frente e latas de leite.

Ressalto que a gente não quer que a mãe não fique com a criança,caso a gente consiga a guarda, ela pode sim vim visitar a filha, levar para dormir com ela, para passear fim de semana e etc. A gente quer ter a guarda da criança pois se a guarda ficar com a mãe, na hora do aperto ela pode querer ir embora para a casa dos pais dela e levar a criança. E até porque ela morando sozinha não vai ter paciência com a criança, pois dentro de casa com 3 pessoas ajudando ela já não tem e só olhava a filha de noite na hora de dormir. E sempre dando comida forçando a menina a comer, dando banho gritando com a menina, socando/colocando a menina com força na cadeirinha de comer, na hora de durmir a menina senta ela empurra a menina pra deitar e a ai a bebe começa a chorar. A menina vive chorando quando nas mãos da mãe.

Por conviver o dia inteiro com o pai e a avó, a menina só chama papai e mamãe, e quando chama mamãe se refere a avó. Sai do colo de qualquer pessoa para ir pro da avó. Se a avó dela sair do mesmo comodo ela ja começa a chamar mamãe e a chorar porque quer a avó.

Consultamos uma segunda advogada que disse basicamente o que a primeira disse, que a mãe tem mais direitos, que a justiça favorece a mãe, que é um processo complicado e que é melhor o pai por enquanto apenas pagar a pensão para a criança. Isso é verdade? Cade os direitos ligados ao que melhor atende aos interesses da criança? de quem vai cuidar melhor dela financeiramente, emocionalmente e psicologicamente ? A gente não quer só pagar a pensão, a gente que ter contato com a criança, ver ela crescer, ter certeza de que ela esta sendo bem cuidada, de que a mãe não está maltratando ela igual maltrata dentro de casa ( pois a mãe está na casa de colegas, nem residencia fixa dela ou de familiar dela ela tem aqui ) . O pai concorda totalmente com a guarda compartilha, uma vez que a mãe jamais mudara com a filha para fora outra cidade. Mas como não sabemos o dia de amanha, queria ja tentar a guarda "definitiva" mesmo.

Enfim, diante dos fatos relatados, quais a chances do pai conseguir a guarda legal e física única?

Desde já agredeço toda e qualquer ajuda que vier, desculpem pelo texto grande, mas quis explicar com a máximo de detalhes tentando resumir para quem ajudar poder dar uma resposta mais precisa.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 14 de abril de 2015, 20h01min

    Alguma dessas 2 advogadas disse para vc requerer a guarda compartilhada?? Acho que não.

    Não demore mais, procure a justiça. Pela que seja investigada as condições em que a mãe da ciança vive, já que vc diz que ela mora de favor, é importante que se verifique o ambiente e as pessoas com as quais a criança convive.

    Não existe guarda definitiva, a guarda unilateral só será concedida se ficar comprovado que a genitora representa algum perigo ao filho.

    Com a guarda compartilhada a genitora permanece não podendo mudar-se para outra cidade com a criança, nem mesmo a guarda unilateral daria tal poder a genitora. Ela teria de pedir ao pai da criança, ou a justiça, autorização para a mudança de endereço com destino a outra cidade ou estado.

    ?

    Desconhecido Terça, 14 de abril de 2015, 20h28min

    Rafael, primeiramente muito obrigado por responder. Foi procurado uma terceira advogada e a possibilidade de guarda compartilhada já havia sido comentado pela 2 advogada e a 3ª advogada consultada disse ser a melhor opção, e caso futuramente tenhamos provas dos maus tratos da mãe quando a criança estiver sob o cuidado dela, ai sim o pai entrar com a guarda unilateral. Antes de entrar com qualquer a ação, até amanha o pai vai tentar resolver e conversar amigavelmente com a mãe e ver se ela aceita fazer um acordo ( afinal a mãe precisa trabalhar e o pai pode sim ficar com a criança diariamente o dia todo com a filha ) . E se ela aceitar isso já é suficiente para ele, afinal vai conviver todos os dias da semana com a filha. E tentar combinar um fim de semana sim, um não com ela. Enfim, muito obrigado por responder. E caso a mãe não aceite a advogada entrara amanha mesmo com pedido de guarda compartilhada e tutela antecipada para o pai poder ver a filha que ele cria desde quando nasceu. Enfim, novamente muito obrigado.

    Ed José

    Ed José Terça, 14 de abril de 2015, 20h44min

    Rafael Solano,

    Não sei se você se lembra de mim. O meu caso é que a mãe, no dia 18/03, num acordo, deixei a guarda com ela, para evitar confusão. Depois soube que ela não disse que já está planejando, junto com o noivo, mudar-se para outra cidade. Disse que não precisa eu consentir, que a guarda é dela. Lembra?
    Conversei com o meu advogado. Ele vai entrar com uma cautelar, explicando que ela agiu de má fé, diante hematoma no olho do meu filho, ( ela não avisou nem o levou ao medico), para ele não se mudar da comarca até que seja julgada a ação principal na qual pedirei inversão da guarda ou compartilhada.
    O que acha!?
    Gostaria da tua opinião.
    Grato.

    Ed José.