Tenho 21 anos, meu pai biológico faleceu, mas ele nunca me assumiu como filho. Quando minha mãe engravidou, ele foi embora e minha mãe me criou sozinha. Na minha Certidão de nascimento e demais documentos contam o nome do meu padastro. Meu pai biológico se casou com outra mulher e teve 2 filhos. Gostaria de saber se tenho direito sobre a herança e/ou algo por ele não ter me criado. Como devo proceder para requerer esse tipo de direito?.

Respostas

    Sven Erik Van T Veer

    Sven Erik Van T Veer 181752/RJ Segunda, 20 de abril de 2015, 10h40min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Vai ter que mover uma ação de investigação de paternidade c/c negatoria de paternidade para ter sua paternidade alterada e receber parte da herança.

    G

    GLC Segunda, 20 de abril de 2015, 10h32min

    Se você não é registrado em nome de seu verdadeiro pai, claro, que não terá direito algum nos bens deixado por ele.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 20 de abril de 2015, 22h43min

    Meu pai biológico se casou com outra mulher e teve 2 filhos.
    R Eles herdam alguma coisa do pai morto???

    "Gostaria de saber se tenho direito sobre a herança e/ou algo por ele não ter me criado. Como devo proceder para requerer esse tipo de direito?."
    R: Não, vc não tem direito algum, exceto se o morto deixou algum bem a ser partilhado, então vc entraria junto com os demais filhos dele para herdar a parte dele.

    A

    andreia Terça, 21 de abril de 2015, 1h12min

    Neste caso vc tem um pai que é o padrasto, o qual registrou e assumiu vc como filho.
    Agora vc está interessado no seu genitor, após a morte dele?
    Não meu bem, vc não tem direito algum, vc tem direito se o seu pai (aquele que tem no seu RG) deixar alguma coisa... Quanto ao fato de abandono afetivo...VC nunca o teve, pois teve um pai que a criou e além disse o 'réu' não estaria aqui para fazer suas colocações. Nem perca seu tempo imaginando herança qe não lhe diz direito, provavelmente vc irá encontrar um advogadozinho dizer que vc pode conseguir alguma coisa, claro, não garantindo nada e cobrando % adiantada, isso só para levar seu dinheiro.

    ?

    Desconhecido Domingo, 17 de janeiro de 2016, 1h31min

    Olá, obrigado a todos que me responderam. Meu advogado procedeu exatamente como sugeriu o Sven Erik. Ele moveu uma ação de investigação de paternidade, após 7 meses de processo a paternidade foi comprovada, houve um pedido de alteração da minha certidão de nascimento e demais documentos. Na semana passada foi determinada a partilha dos bens e recebi minha parte da herança. Agradeço muito a todos que me responderam e fico
    Muito feliz por não ter ouvido a Andréia.
    Mais uma vez, muito obrigado a todos.