Jane Segunda, 13 de novembro de 2000, 9h15min

    Ola Paula
    Estou na mesma situaçao, quando pensamos em meio ambiente, podemos ate mesmo pensar em meio ambiente artificial, nao e mesmo?
    Em detrimento do homem, falamos em meio ambiente ecologicamente equilibrado, na vedade pretende-se preservar o ser humano, o que afinal, acho muito certo,o que sinto e que precisamos nos relacionar com a natureza de forma que nao a destrua, conservando-a.
    Estou com o mesmo proposito seu buscando o tema que me interesse mais para aprofundar os estudos e tambem fazer a minha monografia, nao e facil, trago a proposta de nos unirmos e trocarmos as figurinhas.
    Jane

    ?

    Sérgio Coutinho Sábado, 18 de novembro de 2000, 15h20min

    Prezadas,

    Abordei o tema a que a Jane faz menção quando escrevi o artigo "A Importância do Direito Ambiental", disponível no Jus Navigandi.

    Não é fácil à consciência antropocêntrica compreender que, à luz da Teoria da Evolução, o homem não é a principal espécie do planeta, mas apenas mais uma praga impedindo a evolução dos demais.

    Quando escrevi sobre a Ontologia do Ser Social, de G. Lukács, pude observar e aqui destaco que mesmo todo o meio ambiente é, hoje, parte da sociedade humana, pois sua existência depende inteiramente da vontade do ser humano.

    Esta dependência é fator interessante. A biodiversidade é defendida no limite de sua aplicação econômica. Espécies que rendem capital são preservadas mais facilmente que outras impotantes para o meio ambiente mas não ao homem.
    Como exemplo: alguém já viu campanha pela preservação de vermes? De baratas? Contudo, basta um projeto de corredor verde mostrar que é possível violar o Acordo de Kyoto sobre aquecimento global através do replantio de árvores visando a novos desmatamentos que espécies nativas da área do referido corredor passam a ser defendidas.

    Até agora já são algumas interessantes possibilidades de temas para monografia.

    Estou-me convidando para participar da "troca de figurinhas" sugerida pela Jane.

    Um abraço,

    Sérgio.

    ?

    Nivardo Nepomuceno Sobrinho Domingo, 18 de fevereiro de 2001, 0h14min

    Colegas,

    Estou iniciando o oitavo semestre do curso de direito, aqui em Brasília no UniCEUB, com o objetivo de escolher um tema para a minha monografia de final do curso de graduação.

    Escolhi inicialmente como área de interesse a do direito ambiental. A propósito estou pensando em fazer sobre os crimes ambientais cometidos por empresas.

    Desejo participar do grupo para trocar informações sobre o tema.

    Meu e-mail para contato é [email protected]

    Saúde e Paz,
    Nivardo Nepomuceno

    ?

    Jose Antonio Quarta, 16 de maio de 2001, 23h47min

    Olá companheira, vejo que não sou o único a apresentar problemas com a escolha do tema perfeito para minha dissertação de final de curso.
    Sou estudante do 4º ano de direito e ainda não me decidi sobre o melhor assunto para monografia.
    Estou pensando, estudando e trocando idéias com vários juristas e o tema que até o momento vem me chamando a atenção é sobre educação ambiental, onde pode-se encontrar várias obras a respeito.
    É importante ressaltar que Meio Ambiente é hoje, talves o tema em maior evidencia no mundo jurídico, carecendo de profissionas que atuem nesta área, pois o homem não é o centro do universo, enão pode destruir todo o ambiente que não lhe pertence, posto que nossa Constituição Federal é clara em afirmar que o Meio Ambiente é um direito e, ao mesmo tempo um dever de todos os cidadãos.

    ?

    Carla Adriana Sexta, 18 de maio de 2001, 22h07min

    Olá colega!!! Estou cursando o oitavo período e tendo que decidir sobre o tema da minha monografia...com certeza será na área ambiental, pois os temas me chamam muito a atenção.Estou, no momento, elaborando meu pré-projeto e meu tema é Responsabilidade Civil na Reparação de danos ambientais. Se quiser entre em contato comigo para discutirmos mais sobre o tema.. Se vc conhecer alguém interessado neste tema, por favor, me avise...Até mais..

    ?

    Mirane Xavier de Almeida Quarta, 29 de agosto de 2001, 23h38min

    Olá, colega!
    Estou te escrevendo pois, estou cursando o 7 período e estou fazendo minha monografia na área de direito ambiental. Um tema que teho a te sugerir é a responsabilidade penal de pessoas jurídicas em crimes ambientais. Fiz um projeto de pesquisa aprovado pela CNPq sobre seus efeitos em Goiânia durante um ano e material é o que não falta. Adorei trabalhar na área. Se vc quiser maiores informações me escreva.
    Boa sorte,
    Mirane.

    ?

    Flávia Sexta, 21 de setembro de 2001, 11h29min

    Estou fazendo uma Monografia sobre Direito Ambiental cujo o tema é "O INQUÉRITO CIVIL E A PROTEÇÃO AMBIENTAL" e estou com dificuldades de encontrar um bom material sobre o assunto, peço encarecidamente uma ajuda.

    Atenciosamente

    Flávia Perri

    ?

    marcelo Domingo, 21 de outubro de 2001, 13h11min

    olá mirane. tudo bem? estou também precisando me resolver sobre a monografia e gostei do que vc escreveu. tenho até quarta-feira para me decidir e o tema ambiental me chama a atenção. se puder me enviar algumas dicas sobre o trabalho que vc realizou e quais obras foram utilizadas ficarei grato. valeu e obrigado.

    ?

    Marcio Quinta, 29 de novembro de 2001, 16h54min

    Oi Flávia,
    Também vou fazer uma monografia com um tema próximo ao seu "O Ministério Público e a Proteção do Meio Ambiente".
    Vamos trocar informações sobre o que conseguirmos, topa?

    ?

    ADEMARIO A. ARAUJO FILHO Segunda, 31 de março de 2003, 22h15min

    EU TAMBÉM ESTOU PRECISANDO DE TRABALHOS OU LIVROS QUE DEBATAM TEMAS SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA MONOGRAFIA NUMA PÓS-GRADUAÇÃO.MUITO OBRIGADO.

    A

    Arnaldo_1 Domingo, 16 de dezembro de 2007, 8h02min

    Olá pessoal, estou pensando em fazer minha monografia na área ambiental. Gostaria de falar sobre a educação ambiental. Mais estou tendo dificuldades, alguém tem algum ponto o interessante de discussão sobre esse tema?
    Obrigado a todos...

    P

    Pedro Alberto ADV Domingo, 16 de dezembro de 2007, 16h49min

    Pessoal!

    Segue algumas idéias para monografia:

    - Unidades de Conservação e a função social da propriedade.
    - Aspectos jurídicos da conservação dos territórios indígenas.
    - Biodiversidade e proteção dos conhecimentos tradicionais.
    - A Responsabilidade Penal Ambiental.
    - O instituto da desconsideração da pessoa jurídica para fins de reparação ambiental.
    - A reparação civil ambiental (pode englobar dano material e dano moral).
    - O direito e a ética ambiental.
    etc...

    Espero que tenha ajudado.

    Pedro

    P

    Pedro Alberto ADV Domingo, 16 de dezembro de 2007, 16h53min

    Pessoal! Encontrei um artigo bem interessante, fala sobre "A crise ambiental e a responsabilidade civil extracontratual" a autora é Graziela de Oliveira Köhler.

    Está no site:

    www.revista.grupointegrado.br/discursojuridico/

    Att

    Pedro

    C

    cintia_1 Quinta, 17 de janeiro de 2008, 9h30min

    Olá Mirane,

    Também estou fazendo minha monografia na área ambiental, exatamente com o tema da responsabilidade penal de pessoas jurídicas em crimes ambientais. Gostaria muito de obter mais material de estudo para embasar o meu trabalho.Se vc puder enviar-me fico desde ja grata.

    Att,
    Cintia

    V

    Valéria_1 Sexta, 29 de fevereiro de 2008, 12h49min

    Estou no 10º semestre de Direito, na URCAMP e pretendo fazer minha monografia na área do Direito Ambiental, com o seguinte tema: " Educação ambiental: tarefas e desafios na construção da sustentabilidade"

    Sempre me preocupei muito com o meio ambiente. Seria extremamente favorável ao planeta que todos tivessem consciência da importância da educação ambiental. Acho que cabe a nós, futuros operadores do Direito, o dever de fazer a nossa parte, pois tenho certeza da sua grandeza, ainda que pareça pequena.

    Seguem sugestões:

    Direito Ambiental e os produtos transgênicos
    O princípio de precaução no direito ambiental
    O princípio da insignificância no Direito Ambiental
    A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA AMBIENTAL NA EVOLUÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL
    * A Água e o Princípio da Sustentabilidade

    C

    Caroline_1 Quarta, 05 de março de 2008, 7h02min

    Bom Dia, Valéria!

    Estou no 9º semestre de Direito, e escolhi como tema “A Educação Ambiental como Medida da Proteção Constitucional ao Meio Ambiente”.
    Vc poderia me passar algumas dicas de doutrinas ou sites que abordem esse tema?
    Meu e-mail é [email protected]

    Agradeço muito!!

    L

    Luciano Freitas_1 Suspenso Quarta, 12 de março de 2008, 5h39min

    Nós da MONOGRAFIA INÉDIDA estamos no mercado de elaboração de monografias desde 1995, auxiliando aos nossos clientes na realização de monografia, tcc, projeto de pesquisa e dissertação, sempre pautados pela qualidade e eficiência que fez de nossa empresa a maior no Brasil no âmbito de monografia.. Assim, todas as monografias elaboradas por nós devem seguir as legislações vigentes, de modo a que nossos clientes se encontrem seguros para confiarem a nós a realização de sua monografia com a total tranqüilidade.
    Nossa equipe, responsável pela elaboração das monografia contratada, é formada por mestres e doutores atuantes na vida acadêmica, tendo não somente realizado suas monografias.

    Nossos serviços

    -RELATÓRIO DE ESTÁGIO
    -SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO
    -TCC X MONOGRAFIA-BIBLIOGRAFIA
    -PROJETO DE PESQUISA
    -ABNT

    contatos: [email protected]
    msn: [email protected]
    tel: (21) 92211895 ou 30125037

    G

    Gaya Suspenso Domingo, 06 de abril de 2008, 11h02min

    Olá

    Sou formada a 2 anos em Dto e estou fazendo minha pós em Dto Publico.
    P/ te ser bem sincera... amo Direito. e Também faço trabalhos para academicos tais como, TCC, Monografias, Teses etc.
    Caso necessite de orientações ou até msm solicitar uma monografia ou material. Pode me add no msn ou me enviar email pelo seguinte ([email protected])

    Se puder te ajudar, pois tb gosto sempre de me manter atualizada

    abrçs

    J

    jisely hespanhol Quinta, 17 de abril de 2008, 20h42min

    olá valéria bom dia! Estou querendo fazer minha monografia sobre o reúso da agua, mas estou em duvida gostaria de alguma ideia ou de a onde achar esse material, estou muito empolgada na area ambiental é muito gostoso ler sobre o assunto. obrigada

    J

    jisely hespanhol Quinta, 17 de abril de 2008, 20h44min

    Bom dia! Dra tem alguma sugestão sobre o reúso da agua no direito ambiental?