A certidão de casamento dos meus pais está averbada por separação (é antiga) e descobrimos que precisa ser averbado o divórcio agora! Nos informaram que eles precisam ir JUNTOS ao cartório para assinar os documentos necessários. Mas isso é totalmente inviável à contar que eles não tem qualquer relação amigável. Existe outra forma de fazer isso? Para que eles possam assinar sem ter que se encontrar pessoalmente?

Respostas

    D

    Desconhecido Quinta, 16 de abril de 2015, 20h07min

    A informação está equivocada. Basta qualquer dos cônjuges levar a sentença de divórcio ao Cartório e requerer a averbação.

    ?

    Desconhecido Sexta, 17 de abril de 2015, 16h33min

    Muito obrigada Therezinha! Onde eu encontro essa sentença de divórcio? O único documento que tenho é a Certidão de Casamento averbada por separação.

    D

    Desconhecido Sexta, 17 de abril de 2015, 21h01min

    Camila, creio então que não foi feita a conversão da separação em divórcio. Talvez por isso tenha sido dito a você que era necessária a presença dos dois.

    Antigamente, os casais primeiro se separavam judicialmente e, após um ano da separação, qualquer dos cônjuges podia requerer a conversão da separação em divórcio.

    Hoje não é mais assim. Temos a figura do divórcio direto.

    Vá ao Cartório aonde foi averbada a separação e veja se eles tem cópia da sentença de separação. É provável que sim. Com esse documento, você saberá aonde tramitou o Processo e poderá contratar um advogado para requerer a conversão nos Autos desse mesmo Processo.

    Sucesso!

    ?

    Desconhecido Segunda, 27 de abril de 2015, 11h12min

    Muito obrigada pela atenção e carinho na resposta Therezinha!
    Ficou claro agora pra mim!
    Deus abençoe!

    Camila.