Olá,

Tenho uma união estável com um grego, porém, gostaria de ir morar com ele na Grécia pois está estudando. A Grécia não reconhece a nossa união estável homoafetiva, e gostaria de saber se poderíamos fazer esta união em Portugal onde é permitido, e conseguir uma permissão para ficar na Grécia.

A Grécia reconheceria esta união por ter sido feita na união européia? Talvez não a reconheceria, mas eu teria algum direito de permanência?

Obrigado Leandro

Respostas

    cecilia

    cecilia Sábado, 13 de junho de 2015, 19h57min Editado

    Oi Leandro, Boa Noite.

    Infelizmente, se o país onde vcs pretendam fixar residência não reconhecer a união homoafetiva, certamente não reconhecerá seu direito de permanência por reunião familiar. Contudo, se vcs casarem ou emitirem uma certidão de união estável aqui no Brasil ou em qualquer outro país em que sua união seja reconhecida e validada, acredito muito que vc tenha uma chance de adquirir permanência após um processo judicial, como já ocorreu no Brasil (antes da Lei), bem como em outros países em casos idênticos.
    Espero ter ajudado,