Estou sendo cobrada Judicialmente.
Boa tarde, recebi uma carta sendo cobrada judicialmente por uma empresa de advogados que comprou minha divida com uma instituição (fiz um curso e não consegui terminar de pagar), provavelmente irei receber um oficial de Justiça querendo penhorar alguns bens, porém no momento não tenho bens penhoráveis e nem tenho como pagar a divida. (R$ 5.000)
Minha duvida é: 1 - Eles podem me cobrar judicialmente por quanto tempo? (bloqueio de contas e Penhora). 2- Meu marido tem uma loja no mesmo endereço residencial, sendo que adquiriu tudo antes do casamento e a minha divida também foi feita antes do casamento, O Oficial de justiça pode penhorar algo da loja?
Obrigada desde já.
Esse tipo de dívida prescreve em cinco anos.
A princípio, não pode haver penhora de nada da loja mas pode haver bloqueio de conta corrente.
Sugiro que você procure um advogado e faça um embargo à execução, caso você tenha solicitado o trancamento ou mesmo abandonado o curso. Pode ser que seja possível reduzir o valor da dívida.
Boa sorte!
O bloqueio permanecerá até que se alcance o valor total da dívida e sim, a pendência permanece.
O que poderá ocorrer é a suspensão da execução pelo prazo de um ano, caso a empresa não encontre bens para penhora. Depois disso, poderá haver o arquivamento do processo (não é extinção).
Em cinco anos, se a empresa localizar qualquer bem em seu nome, poderá requerer o desaquirvamento do Processo e a retomada da execução.