Moro junto e estou me separando quais são os meus direitos

Há 10 anos ·
Link

Olá... Moro junto com um rapaz a 5 anos, já tivemos idas e vindas mas agora decidimos por um ponto final na história, gostaria de saber quais são os meus direitos? Estou desempregada, moramos de aluguel e se nos separarmos não tenho como me manter em SP então eu teria que voltar para casa da minha mãe em Minas, não temos filhos juntos!

7 Respostas
Marina
Há 10 anos ·
Link

Se vcs não tem bens nenhum, seu direito eh nenhum. Vc quer saber se vc tem direito à pensão? Dificilmente vc vai conseguir e pode ser ridicularizada pelo juiz... Será q vale a pena?

Autor Desconhecido
Há 10 anos ·
Link

Teoricamente, você tem direito a metade de todos os bens comprados/poupados durante a união estável. E como é economicamente dependente do seu companheiro, poderá pleitear pensão alimentícia na justiça, caso ele se recuse a pagar espontaneamente. Dependendo da sua situação, poderá receber pensão por 6 meses a 2 anos, para recomeçar.
Dependendo de sua idade e qualificação profissional, encontrar emprego antes da separação, pode ser mais fácil e rápido, que pleitear pensão na justiça, e tentar receber por volta de 20% do salário dele, por curto período de tempo. Sorte.

1 resposta foi removida.
Autor Desconhecido
Há 10 anos ·
Link

Rafael

Eles vivem juntos, por 5 anos. Morar junto não é emprego, mas, é trabalho.

Quem tem Emprego e não precisa Trabalhar em casa, é mais motivado, disposto e dedicado.

A vida fica mais leve/fácil para quem chega do Emprego e encontra alguém em casa.

E quem não quer viver em sociedade conjugal não deve morar junto.

Os conviventes se devem colaboração mútua, pagar as contas, é a parte mais fácil.

Marina
Há 10 anos ·
Link

Dinahz, Concordo com vc...mas acho que isso é feito em comum acordo. Quando se está junto e se define isso, em conjunto, OK. Mas depois de separar querer que o ex arque com suas contas pq senao vc terá que voltar a morar com seus pais, acho um pouco demais. Possivelmente se trata de uma pessoa nova, que pode correr atrás do que deseja. Quando ela, em conjunto com o namorado, optou por abdicar de sua vida profissional, ela deveria em tese saber os riscos que estava correndo caso o namoro terminasse...principalmente um namoro com idas e vindas. Se eles conquistaram algo em conjunto, OK dividir por dois. Mas se for apenas referente a pensão, por tudo o que tenho lido e visto, acho bem dificil conseguir, e ainda pode ser que leve um desaforo do juiz. Mas a opção é dela.

Pai Gente Fina
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Tem direito a juntar metade de tudo aquilo que compraram juntos e voltar pra casa da sua mãe.

Relacionamento não tem indenização.

Autor Desconhecido
Há 10 anos ·
Link

Marina

Se ela está fora do mercado de trabalho, sem nenhuma renda, independente da idade, terá alguma pensão sim, por 6 meses, pelo menos. Repito, encontrar emprego hoje em dia, é mais fácil que pleitear pensão.

Pai Gente Fina
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Talvez possa ter... mas numa boa, desde já..

www.vagas.com.br

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos