Moro junto e estou me separando quais são os meus direitos
Olá... Moro junto com um rapaz a 5 anos, já tivemos idas e vindas mas agora decidimos por um ponto final na história, gostaria de saber quais são os meus direitos? Estou desempregada, moramos de aluguel e se nos separarmos não tenho como me manter em SP então eu teria que voltar para casa da minha mãe em Minas, não temos filhos juntos!
Teoricamente, você tem direito a metade de todos os bens comprados/poupados durante a união estável. E como é economicamente dependente do seu companheiro, poderá pleitear pensão alimentícia na justiça, caso ele se recuse a pagar espontaneamente.
Dependendo da sua situação, poderá receber pensão por 6 meses a 2 anos, para recomeçar.
Dependendo de sua idade e qualificação profissional, encontrar emprego antes da separação, pode ser mais fácil e rápido, que pleitear pensão na justiça, e tentar receber por volta de 20% do salário dele, por curto período de tempo.
Sorte.
Rafael
Eles vivem juntos, por 5 anos. Morar junto não é emprego, mas, é trabalho.
Quem tem Emprego e não precisa Trabalhar em casa, é mais motivado, disposto e dedicado.
A vida fica mais leve/fácil para quem chega do Emprego e encontra alguém em casa.
E quem não quer viver em sociedade conjugal não deve morar junto.
Os conviventes se devem colaboração mútua, pagar as contas, é a parte mais fácil.
Dinahz, Concordo com vc...mas acho que isso é feito em comum acordo. Quando se está junto e se define isso, em conjunto, OK. Mas depois de separar querer que o ex arque com suas contas pq senao vc terá que voltar a morar com seus pais, acho um pouco demais. Possivelmente se trata de uma pessoa nova, que pode correr atrás do que deseja. Quando ela, em conjunto com o namorado, optou por abdicar de sua vida profissional, ela deveria em tese saber os riscos que estava correndo caso o namoro terminasse...principalmente um namoro com idas e vindas. Se eles conquistaram algo em conjunto, OK dividir por dois. Mas se for apenas referente a pensão, por tudo o que tenho lido e visto, acho bem dificil conseguir, e ainda pode ser que leve um desaforo do juiz. Mas a opção é dela.