Há algum tento atrás no final de janeiro, saiu uma reportagem no Fantástico sobre advogados que estavam cobrando valores acima do considerado ético pela própria OAB acima de 30% e na matéria eles falam que o certo seria até 20% sobre pensões e aposentadoria, ai compartilhei o link da globo com o seguinte comentário " se vc já teve ou tem ações na justiça sobre pensões e direitos trabalhistas e foi cobrado acima de 20% denuncie, é assim que advogados andam ganhando a vida por ai..." isso sem citar nomes nem nada. Ai no processo o Advogado alega que eu gerei prejuízos a ele pois ele cobra de 30% a 50%, sendo que existe uma decisão do STF que limita o valor cobrado especificamente por ele a 30%. Então o meu erro foi dizer que era 20%? ou oque? eu só tenho 44 amigos no facebook teve 2 compartilhamentos, da minha esposa e de uma amiga, e o delas não eram públicos então só ficou para elas verem no próprio facebook... e agora oque esta certo nisso. O advogado foi condenado e obrigado a devolver o dinheiro que ele pegou a mais...tem um monte de processos e ficha criminal e eu sou um simples homem que indignado compartilhou a mensagem com estes dizeres. Agradeço a ajuda pois moro no interior e aqui ninguém sabe direito me informar.

Respostas

    M

    Mas Quinta, 23 de abril de 2015, 13h05min

    João Carlos,

    Comentários negativos sobre alguém pode gerar processo crime (difamação/injúria) e indenização civil.

    No seu comentário, após a expressão "denuncie", você ofende a classe de advogados.

    Não é necessário citar nomes ou compartilhar com muitas pessoas. Basta chegar ao conhecimento de alguém ou do ofendido.

    A amplitude da divulgação apenas aumenta o dano.

    Cuide q comentários jornalísticos são superficiais, tendenciosos, e nem sempre acompanhado de análise técnica.

    No caso em comento, o limite dos honorários é de 20%. Entretanto, para contratos de risco (quota litis), em que o cliente NÃO para os honorários iniciais, é permitido contratos acima de 20%.

    Os advogados que têm problemas são os que não firmam contratos, como manda a lei, e não por cobrar acima de 20%.

    No seu caso, se responde a processo, precisa contratar advogado para se defender, provar q o dano/ofensa foi pequena e receber o mínimo de condenação ou absolvição.

    Sorte ... e evite comentários negativos ... depure a informação jornalística.