Estou elaborando um trabalho acadêmico (Mestrado) e gostaria de obter informações a respeito da situação atual do Direito Ambiental na América Latina, tendo em vista, principalmente, a correlação existente entre meio ambiente e direitos humanos, como previsto no art. 225 da CF/88.

Respostas

    ?

    Lúcio Paiva Sexta, 26 de outubro de 2001, 20h34min

    Cara Dra. Terezinha Schwenck,

    Assim como você, a matéria ambiental representa para mim especial campo de estudo. Por isso, mesmo não podendo lhe dar precisamente as informações solicitadas, achei por bem colaborar com a nobre colega citando algumas fontes de consulta. São elas:
    - o livro Direito Constitucional Ambiental, do Prof. José Afonso da Silva;

    - a clássica obra de Direito Ambiental do Prof. Paulo A. Leme Machado;

    - e principalmente o site do Superior Tribunal de Justiça. Clicando em sites jurídicos e depois CEJ, você encontrará textos de palestras de congressos e seminários realizados no Tribunal. Muitos desses eventos foram sobre Direito Ambiental e, como tive a oportunidade de ir a alguns, posso lhe garantir que os maiores professores dessa área, no Brasil e no mundo, lá estiveram.

    Creio, pois, que vale a pena conferir...

    De qualquer forma, coloco-me a disposição para ulteriores questionamentos, bem como, e principalmente, troca de informações.

    Espero ter ajudado.

    Atenciosamente,

    Lúcio Paiva

    ?

    Thiane Tonon Segunda, 04 de março de 2002, 11h21min

    Dra. Terezinha

    Sou estudante e estou escrevendo um artigo sobre Direito Ambiental no MERCOSUL.
    Sobre o assunto, encontrei um texto muito bom, da Dra, Virgínia Scheibe, no vol. 23 da Revista de Direito Ambiental.
    Espero que ajude em algo.
    A propósito, se souber de obras ou trabalhos para o meu tema, poderia indicar?