À SEGUIR, PARTE DO PRÓLOGO DA PEÇA "PODERES", QUE ABORDA O TEMA QUE PROPONHO À DEBATE:

É bem verdade que o nosso conceito de poder é vasto. No Estado lá estão - teúdos e manteúdos - os três Membros Colossais, salvaguardado o momento histórico de sua concepção,...

(ou simplesmente) - ”criado à séculos, obsoleto, antigo,(efusivo) velho.”

...capazes de dar-nos, “hoje”, a satisfação das nossas básicas necessidades: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

Será que temos outro ou outros poderes ?

Somos - cada um de nós - os criadores, mantenedores, criaturas, operadores e alvos do Estado. (ou simplesmente)

(Os PODERES, olham-se, entre e para si, sob as pontas das mangas das vestes, como se entivessem perguntando se são íguais a/ou nós) - “nós, onde estamos, somos o Estado!”

(os poderes desdenham com gestos imediatos de susto ao ouvirem que estão para servir)

Será que vivemos sem A COMUNICAÇÃO ? Será que o que criamos para nos servir, pode assim viver?

É nosso ou não, o nosso Brasil?!

Ou só devemos mantê-lo?

Se essa resposta é sim. Pra que? ou melhor, pra quem?

Respostas

    ?

    Nério Brida Terça, 25 de maio de 1999, 0h39min

    é muito engraçado a antepenúltima pergunta... eu acho que não.... oBrasil não é nosso...... o Brasil é de uma ficção criada pelo homem chamada Estado que representa uma outra ficção criada pelo homem chamada Sociedade, ou como preferir coletividade.... o que é nosso nada mais é do que está públicamente inscrito no cartório e nada mais...... o Estado
    é um mal necessário de forma que sem ele, simplesmente estaríamos em extinção justamente por uma coisa chamada "liberdade", seríamos livres certo??? mas esquecem que os outros também seriam e do mesmo jeito que poderíamos fazer o que queser, os outros tmabém poderíam, ora, todos querem tirar proveito de todos, nem a religião se salvaria de forma que já não se salva...porém, para que exista o Estado, precisamos trabalhar pra ele.... o que na verdade recebemos do Estado??... é uma troca, nós trabalhamos pra ele, e ele nos dá um pouco de conforto, e assim é o Brasil....... e para melhorar um pouco a administração disto que NÃO é nosso, um cara chamado Aristóteles(filósofo grego) criou a tripartição dos poderes(funções) do Estado, que foi praticamente doutrina copiada por Montesquieu...... ok...

    ?

    Sergio Henrique Quarta, 16 de agosto de 2000, 9h22min

    Se não o melhor , certamente o segundo , é o livro DO ESPÍRITO DAS LEIS de Montesquieu , ele trata exatamente desta questão de número de poderes , distinção entre eles e interdependência dos poderes . O fato é que a teoria de Montesquieu foi deturpada , de forma que ela não trata e nem menciona em momento algum a divisão dos poderes , e sim uma distinção e interdependência. Primeiramente Montesquieu distingue o poder do Estado em 3 formas - Legislativo , executivo administrativo(ou poder de governar) e executivo propriamente dito que é o que administra as relações do povo , Montesquieu não diz que os poderes estão separados e sim interrelaçionados , o que ele não admite é que esses 3 poderes estejão concentrados nas mãos de uma só pessoa ou grupo , pois isto causaria com toda certeza a tirania.

    Também é interessante pesquisar sobre a teoria de freios e contrapesos (de construção americana) , que coloca em questão o controle que um poder exerce sobre o outro como forma de limitação dos poderes. Nesta teoria coloca-se o legislativo limitado pela constituição , pois não se pode legislar normas anti-cnstitucionais , o judiciário (ou executivo propriamente dito - teoria de Montesquieu) limitado pelo legislativo , pois não se pode dar uma decisão se não houver uma norma já escrita , e o executivo limitado pelo judiciário , pois não pode executar atividades sem autorização judicial.

    Seria bom você pesquisar sobre estas teorias , elas são muito interessantes e podem lhe ajudar a sanar algumas dúvidas .

    Até logo.