Maquiavel, grande pensador italiano, inova ao desenvolver um novo conceito de Estado, baseado na perspectiva da segurança nacional, na qual vai estabelecer parâmetros a serem seguidos no sentido de se fortalecer a figura do Estado. O papel de Maquiavel para a ciência política é de grande relevância em sua principal obra, O Principe, propôe e confronta várias maneiras de obtenção e manutenção do poder, estabelecendo um marco para o estudo das relações de poder. No tocante ao modelo de organização humana este autor prestou grande contribuição para a transição do medievo para a idade moderna introduzindo um novo paradigma, o Estado Nacional.

Respostas

    ?

    Sérgio Coutinho Sábado, 29 de janeiro de 2000, 18h37min

    Qual é o papel de Maquiavel na construção do Estado Moderno?
    Nenhum. É idealismo supor que as idéias constróem a realidade, quando de fato o que ocorre é a compreensão da realidade através da idéia, não a construção da realidade.

    Por isto, Maquiavel dá início ao estudo político do Estado, mas sua contribuição é pequena em comparação com os estudos de Economia Política iniciados por David Ricardo e Adam Smith.

    De todo modo, Maquiavel não permite a inserção da categoria do Estado Nacional nem a superação do medievo, pois ele mesmo mantém a consciência feudal ao situar o governante como figura isolada dos súditos, sem qualquer influência destes sobre suas decisões.

    O que ocorre quando se faz tamanha elegia a Maquiavel é o estudo deste autor a partir da consciência contemporânea, com interpretação contemporânea, impedindo assim a percepção do contexto histórico-econômico em que o autor se encontrava e que o permitiu elaborar suas obras.

    O Estado Nacional, a transição do Medievo à Modernidade, devem-se a fatores reais, inseridos na historicidade, não decorrem das idéias deste ou daquele pensador. Até porque pensadores somos todos. Alguns são pesquisadores.

    ?

    Luis kerbeen Sexta, 25 de fevereiro de 2000, 1h27min

    Maquiavel destaca-se como teórico da unidade ou , melhor dizendo, da unificacäo do Estado Nacional. Sua máxima '' os fins justificam os meios",avaliza todos os meios para alcancar o fim colimado, qual seja, a concretizacäo de uma
    nacão com poder centralizado, único capaz de tornar um país forte na defesa de seus interesses coletivos. Este objetivo somente foi alcancado pela Itália séculos mais tarde pela unificacão italiana.'

    ?

    Luís Guilherme Terça, 29 de fevereiro de 2000, 16h34min

    O papel desempenhado por Machiavel é filosófico, de cunho histórico, no sentido simbólico da evolução do pensamento humano, no âmbito da cultura renascentista. Tanto conduz ao reconhecimento, e consequente aperfeiçoamento, de uma inevitável Teoria do Estado por um lado, como estabelece "princípios" práticos de conquista e exercício do poder, por outro. Obviamente não há na obra Machiavell os conceitos próprios de teoria do Estado como existem hoje, mas está implícita em seus trabalhos a idéia da existência de uma engrenagem determinista de governo, em uma espécie de resgate dos estudos platônicos e artistotélicos. Em sua época, as questões práticas do exercício e da manutenção do poder tiveram naturalmente maior relevo do que seus propósitos teóricos e o próprio Machiavell, em uma perspectiva de pragmatismo, reconhecia que suas proposições teóricas, quatro séculos antes da Revolução Francesa, eram muito frágeis diante do "poder da espada" que prevalecia naqueles tempos.

    ?

    Valber Melo Segunda, 12 de junho de 2000, 21h57min

    É lógico que Maquiavel foi um dos maiores cientistas políticos, mais sua obra não passou de um puxa-saquismo ao príncipe Lorenzo. Sua contribuição se dá mais para a formação dos Estados Autocráticos que conseguem manter o seu poder através de Exércitos, usando nada mais e além da força. Quanto ao Estado Moderno tendo como base o Estado Liberal ou Social a sua obra não tem muito fundamento já que Os chamados Estados Constitucionais são regidos por uma Constituição a base de leis e consciência popular vetando assim a possibilidade de ser regidp por uma força extrema.
    Sendo assim siria que a obra de Maquiavel foi de suma impotância para a implantação dos regimes autoritários como o Facismo, Nazismo, Salazarismo, Franquismo e etc, que passavam por cima de tudo e de todos para manter a oligarquia no poder ou como dizia Maquiavel a tirania e os principados.

    ?

    Julio Cesar D Oliveira Quarta, 28 de junho de 2000, 19h17min

    Todos os Estados, todos os dominios que imperaram e imperam sobre os homens, foram e sao, ou republicas ou principados. Dai o termo usado por Maquiavel-ESTADO-, que atraves de modificacoes pouco esclarecidas ate hoje, passou de um significado abrangente de situacao, para um especifico de condicao de posse permanente, energica e exclusiva de um territorio e de comando sobre os seus respectivos habitantes.

    ?

    Eduardo augusto Quinta, 20 de julho de 2000, 15h53min

    Maquiavel indica ao príncipe lorenzo;as formas que se deve conquistar e manter um Estado .Apesar de não pertencer à nobreza de época,não se preocupa como vivem os menos favorecidos da sociedade.

    Pode ser considerado como um adulador do príncipe, e suas idéias não merecem grandes destaques para o pensamento moderno;já que para maquiavel é através da violência a única forma de se manter um Estado;teoria esta que não se encaixa com o pensamento moderno democrático

    ?

    Rosana Gonçalves da Silva Quinta, 09 de maio de 2002, 2h17min

    O papel desempenhado por Maquiavel na construção do Estado moderno. Muito bem, no meu entender, Maquiavel era republicano de coração. Mas ao se deparar com uma sociedade em conflito de opiniões nos assuntos políticos, percebeu que através do povo, não seria possível a unificação da península e chegando a essa conclusão, ele escreveu seu famoso livro "O Príncipe".
    Lendo o livro, poderemos perceber o que acabei de expor, quando ele escreve uma carta momentos antes de começar a escrever o referido livro.
    Ele não foi apenas um pensador, ele deixou a bíblia aos políticos. O problema é a diversidade na interpretação dada ao livro.

    ?

    Lucas Domingo, 26 de maio de 2002, 5h50min

    Maquiavel em sua época não poderia escrever um livro ao povo, mostrando-lhe como funcionavam as coisas... seria morto.E seus escritos queimados e esquecidos.

    Por isso inverteu a lógica e deu certo escreveu ao principe.E assim brindou a humanidade com uma obra que mostra a realidade de sua época, só assim foi possivel criar uma fonte histórica da realidade de sua época.

    Ou não uheuehuehuheuhe.