Alguém conhece W.B. Gallie e seu livro "Essentially Contested Concepts"? Trata mais ou menos sobre o problema de alguns termos jurídicos de "textura aberta", ou seja, sempre contestáveis, sempre prontos a assumir diversos significados, como "Estado de Direito". Meu problema é o seguinte: tenho que fazer um trabalho, mas não encontrei quase nada aqui na internet sobre o assunto, de modo que tenho apenas essa noções imprecisas. Se alguém puder me dar uma "luz", agradeço bastante.

Respostas

    ?

    nazareno césar moreira reis Sábado, 29 de julho de 2000, 19h21min

    Prezada Lisandra:

    Eu não conheço a obra a que vc se refere, mas posso afirmá-la que a matéria por ele tratada não é nova para o Direito. O grande KARL ENGISH, no sue pequeno opúsculo chamado "Introdução ao Pensamento Jurídico" (essa obra é facilmente encontrável nas nossas livrarias, numa tradução portuguesa da Editora Fundação Calouste Gulbekian), já falava dos "conceitos jurídicos indeterminados". Lembro-lhe também que o filosófo WITTGENSTEIN, numa obra cujo nome não me vem agora à memória (acho que é Tratado Lógico Filosófico) foi um dos precursores do estudo da semântica como um problema fundamental para o conhecimento.
    Acho que essas duas obras podem ajudar vc de algum modo.
    Gostaria que vc me informasse, se não for pedir demais, sobre os seus progressos nesse interessante tema de investigação.
    Meu endereço é: [email protected]

    ?

    nazareno césar moreira reis Sábado, 29 de julho de 2000, 19h22min

    Prezada Lisandra:

    Eu não conheço a obra a que vc se refere, mas posso afirmá-la que a matéria por ele tratada não é nova para o Direito. O grande KARL ENGISH, no sue pequeno opúsculo chamado "Introdução ao Pensamento Jurídico" (essa obra é facilmente encontrável nas nossas livrarias, numa tradução portuguesa da Editora Fundação Calouste Gulbekian), já falava dos "conceitos jurídicos indeterminados". Lembro-lhe também que o filósofo WITTGENSTEIN, numa obra cujo nome não me vem agora à memória (acho que é Tratado Lógico Filosófico) foi um dos precursores do estudo da semântica como um problema fundamental para o conhecimento.
    Acho que essas duas obras podem ajudar vc de algum modo.
    Gostaria que vc me informasse, se não for pedir demais, sobre os seus progressos nesse interessante tema de investigação.
    Meu endereço é: [email protected]

    ?

    Ernani Schmidt Quinta, 09 de novembro de 2000, 12h08min

    Você deveria estudar a obra "Direito e Democracia - entre facticidade e validade" - de Habernas. Com certeza, lhe ajudará a compreender a sibiose Direito e Semântica.