Sérgio Coutinho Quinta, 27 de julho de 2000, 3h12min

    Letícia,

    Está convidada para ler meu artigo sobre o direito como ideologia em www.jus.com.br/doutrina/lukacs.html

    Estou à disposição para quaisquer questões sobre o texto.

    Acredito que possa ter relação direta com o tema de tua pesquisa.

    Att.

    Sérgio Coutinho

    ?

    nazareno césar moreira reis Sábado, 29 de julho de 2000, 19h11min

    Olá, Letícia:

    Em primeiro lugar parabéns pela coragem de investigar um tema tão amplo quão complexo.
    Modestamente, penso que será fundamental que vc leia, antes de tudo, as obras dos grandes sistematizadores do Direito (Kelsen, Bobbio, Stamler, Reale, Del Vecchio etc.),para que vc possa ter uma visão profunda do fenômeno jurídico. Em seguida, será de todo conveniente a leitura dos clássicos de Ciência Política (Grotius, Russeau, Hobbes, Locke, Machiavel, G. Burdeau). Num terceiro passo, vc faria a interligação do jurídico com o político, momento em que seria de rigor a leitura das obras de Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica, as quais não me permito citar porque não sou grande conhecedor, mas desde já declaro não ser de difícil pesquisa.
    Acho que essa seria a seqüência lógica do seu estudo, embora reconheça que talvez fosse mais produtivo ler obras que tratam diretamente do assunto por vc pesquisado.
    Espero ter contribuído de algum modo.
    Saudações!
    NCMR ([email protected]

    ?

    Eder Sexta, 18 de agosto de 2000, 12h36min

    Olá, Letícia

    Ótimo tema!

    Inclusive sondei este tema para a minha monografia de graduação; por isso fiz algumsa leituras na área.

    Poderíamos até trocar idéias sobre o assunto, via e-mail.

    É imprescindível que você leia algumas obras de Michel Foucault, como "Vigiar e Punir", "Microfísica do Poder" e "A verdade e as formas jurídicas". Tenho uma resenha deste último, se você quiser envie-me um e-mail.

    Já li o artigo do Sérgio Coutinho (que respondeu também), é muito bom, vale a pena dar uma olhada.

    Eder
    [email protected]