Sou acadêmico de Direito na PUC-PR , faço estágio em um escritório de advocacia , e no momento estou realizando uma pesquisa sobre a divisão dos poderes ,se pode-se chamar de divisão ou interrelação de poderes , fazendo uma comparação entre a Teoria de Montesquieu , em seu livro DO ESPÍRITO DAS LEIS e o mecanismo de freios e contrapesos , agradeço qualquer informação , opinião , artigo , bibliografia que possam indicar , muito obrigado!

Respostas

    ?

    Eder Sexta, 18 de agosto de 2000, 12h24min

    a teoria de Montesquieu (da divisão de poderes), contida n'O Espírito das Leis, foi absorvida pelos americanos, na Constituição da Virgínia, como uma forma de o poder não ficar concentrado; eles denominaram este modelo "freios e contra pesos". Não há um equívoco na sua questão? Não se trata da mesma coisa? Ou você quer relacionar a teoria com a prática?

    ?

    Sergio Henrique Müller Terça, 29 de agosto de 2000, 8h49min

    Éder , não se trata necessariamente da mesma coisa , pois na teoria de MOntesquieu os poderes seguem um rumo natural , eles estão em equilíbrio , mas sem que haja uma interferência entre eles , eles seguem juntos por uma ordem natuarl . Já na teoria de freios e contrapesos existe uma interferência , que pode se dizer ate grande , entre os poderes , o equilibrio se de forma que um poder serve de moderador , limitador do outro , serve de freio para o outro , ao contrário da teoria de Montesquieu este equilíbrio não se dá de forma natural.

    Concordo plenamente com vc , na questão que a teoria de Montesquieu tenha sido absorvida pelos americanos , mas apenas na questao da não concentração dos poderes em uma só mão .

    Éder , agradeço a sua resposta , e perguntas também , se vc puder leia o livro TEORIA GERAL DO ESTADO de Anderson de Menezes , é um ótimo livro e explana muito bem esta questão , por favor mande mais contribuições (questionamentos) , pois são elas que enriquecem as teorias.

    ?

    Zuleica Castro Silva Santos Quinta, 20 de março de 2003, 12h02min

    Eu fazendo uma pesquisa sobre montesquiei¨ESPIRITO DAS LEIS¨,gostaria se possivel voces me ajuda.
    Desde já fico muito grata(o).