Está no início da nossa nova Constituição, com palavras bonitas e até emocionantes. Jean-Jacques Rousseau, um sábio ao escrever em 1762, em Do Contrato Social, o que nos vale até hoje. Escreveu: " Rigorosamente nunca existiu verdadeira democracia, e nunca existirá. É contra a ordem natural que o grande número governe e seja o pequeno governado".

...A coisa mais perigosa que há é a influência dos interesses privados nos negócios públicos, e é menor mal o abusu das leis pelo governo do que a corrupção do legislador, resultado infalível de órgão particulares.

Nada mais interessante a atual que este capítulo IV - Da Democracia. Não existe este Estado Democrático nem de Direito e nem de Fato! Raquel

Respostas

    ?

    Milton Córdova Junior Quarta, 07 de novembro de 2001, 2h10min

    Raquel,

    Nunca existiu verdadeira Democracia; nunca existirá. Sabe porquê? Os homens não são absoluta e rigorosamente iguais. Uma única diferençazinha, por mais insignificante que seja, já é suficiente para pender a balança da democracia para um lado. Qualquer coisa diferente disso, é procurar ilusão, fantasia. Isso acontece em casa; entre amigos; na sociedade; nos grupos humanos e até animais. A busca pela Democracia vai consistir, ao meu ver, pela eterna luta para tentar justamente reduzir ao máximo as desigualdades. Apenas nisso. Lembre-se qie até Jesus tinha seus Apóstolos preferidos, e dizem que até Deus também tinha os seus anjos preferidos. Quem dirá os homens, pobres mortais.

    ?

    Júlio Meirelles Segunda, 12 de novembro de 2001, 4h04min

    A democracia é o auto-governo. Se ainda não alcançamos a plena maturidade para o seu exercício equilibrado, pergunto: qual seria a melhor opção para substituição da democracia, o pior de todos os governos, segundo Churchil?
    Quem seria melhor do que o próprio povo para governar-se?
    Por que?