A construção civil, o desenvolvimento econômico do nosso Estado ou país, infelizmente, por pior que seja o dano ambiental causado,ameniza uns dos principais problemas do país: o desemprego. Quando uma grande rede de supermercados ou um shopping, desvia o curso de um rio,desmata áreas de preservação ou aterra um manguezal,eles, para tal, empregaram Josés,mestres de obras;Marias,funcionárias...O Estado e o município, e os próprios Josés e Marias, estão mais satisfeitos.Entretanto, não se importaram pelos danos irreparáveis que foram causados ao meio ambiente. Afinal, qual é o mais necessário: erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais ou proteger o meio ambiente?Dirimir esses problemas é "salvar" a própria vida. O trabalho é uma necessidade vital para os homens. Engrandece-lhe a alma,a moral e a própria vida, dando-lhe dignidade. É com o emprego que o homem, "tenta",atender as suas necessidades vitais básicas:moradia(a constituição dar direito à propriedade,mas não dar a propriedade), educação(temos universidades públicas,mas não temos acesso à elas),saúde(respiramos ares poluidos;e,por enquanto,ainda bebemos água)...- algumas contradições da Carta Magna. No entanto,a constituição não é só críticas.O art.225 é sem dúvida uma marco, uma evolução, um "assopro de alívio".Enfim, um instrumento dotado de força para a tutela de um meio ambiente, que luta para sobreviver. Em síntese, escrevi esse desabafo para poder, junto com você, discutir a importância do direito ambiental na tentativa de diminuir os impactos ambientais causados pela geração(lato sensu) de empregos.

Obrigado,

Frederico Torres, estudante de Direito. Espero a sua resposta no e-mail:[email protected]

Respostas

    ?

    Sueli Rovere Reis Sábado, 28 de fevereiro de 2004, 1h12min

    Acredito, sinceramente, que e possivel atraves de um planejamento, que objetive o bem comum, e nao so o lucro de poucos, construir supermercados que gerem empregos, em locais que nao sejam areas de protecao ambiental, em areas que nao sejam mangues e onde nao seja necesario derrubar arvores. E uma questao de querer, planejar, organizar, nao se preocupar exclusivamente com o maximo de lucro que se possa obter, e tambem uma questao de compreensao, de quem trabalha, de que nao adianta ter trabalho hoje e nao ter com que trabalhar amanha. Sueli Rovere Reis. IpeunaSP