Max Weber diz em sua obra "Ciência e politica, duas vocações" que o Estado tem a violência legitimada para si. Como podemos, então, utilizar um sistema penal que não tenha poder para coargir ou usar da violência, preservando a dignidade humana, mas ao mesmo tempo sendo eficiente, contra, por exemplo o crime organizado?

Respostas

    ?

    claudete ferreira Sábado, 30 de novembro de 2002, 0h22min

    Estevão, hoje ao ler a seguinte afirmação, "Max,Weber e Rawls coincidem no ponto de vista que não hà fatos morais. O marxismo levantaria a questão da dificuldade de saber-se até que ponto as idéias morais naõ são meras crenças ideológicas, expressando conflitos de classes e ou interesses de grupos da sociedade, sendo difícil apelar para a "reflexão moral adequada" entre o certo e o errado. Weber via a razão encarcerada na razão instrumental, ou seja, capaz de determinar a escolha dos meios eficazes, mas não a correção de escolhas práticas".

    Quanto a concepção de pessoa moral, tem-se a suposição de que as pessoas morais são potencialmente capazes de pelo menos um mínimo de "senso de justiça". Supõe-se a capacidade que qualquer pessoa tem de ser um agente moral, definindo suas convicções de bem, religiosas, políticas, como tabém a capacidade de respeitar as convicções dos outros.