NOVO LIBERALISMO OU NEOLIBERALISMO?

Há 24 anos ·
Link

FALA- SE MUITO EM NOVO LIBERALISMO E NEOLIBERALISMO,MAS OS DOIS SIGNICAM AMESMA COISA? QUAIS AS DIFERENÇAS?POIS A PRÓPRIA PALAVRA NEO NÃO SIGNIFICA NOVO?

3 Respostas
Sérgio Coutinho
Advertido
Há 24 anos ·
Link

Paulo, há distinções. Sutis, mas existem.

O neoliberalismo é a intensificação de características do liberalismo econômico, reduzindo drasticamente a intervenção econômica do Estado. De que modo, se ocorreria realmente, caberia explicar em mensagens posteriores para não me tornar prolixo. Sugiro apenas a leitura de "Uma Breve História do Neoliberalismo", de Susan George, em http://globalization.cjb.net, sítio do Núcleo de Estudos da Globalização da UNESP.

O novo liberalismo, por outro lado, não intensifica mas retomada dos princípios da doutrina econômica originária, que textos que abordem a relevância de Adam Smith à história econômica poderão facilitar a compreensão. Sugiro artigo de Francisco José Soares Teixeira no mesmo sítio.

Att.

Sérgio.

Adriano Penna Barbosa
Advertido
Há 22 anos ·
Link

Na verdade, gostaria de propor algo mais interessante! Estarei participando de uma simulação (um tribunal do juri), o qual o tema sérá "O ESTADO NEO LIBERAL". Quatro alunos atacarão e, mais quatro defenderão o tema supracitado. Como estou no primeiro ano do curso de Direito, gostaria de vislumbrar idéias sobre o assunto, principalmente, na visão de quem estará atacando. Talvez Carl Marx seja uma boa base inicial para realizar este trabalho. O que acham? Grato por qualquer ajuda ou idéias! Um abraço, Adriano [email protected]

Sérgio Coutinho
Advertido
Há 22 anos ·
Link

Adriano,

Além daquelas sugestões que já enviei neste mesmo forum, há algumas específicas a tua pergunta.

Karl Marx pode proporcionar uma boa base, sim, para atacar o Estado liberal. Todavia, é preciso ler as obras que tratam do assunto.

Você pode encontrar com certa facilidade tanto em bibliotecas e livrarias quanto na internet "A questão judaica", em que ele escreve sobre o Estado.

Todavia, além desta obra, é de grande importância o artigo "Glosas críticas marginais a "o rei da Prússia e a reforma social", de um prussiano", artigo de Karl Marx em que ele defende que, para que o Estado possa superar suas contradições essenciais, para que possa superar a injusta distribuição de renda, ele precisaria se destruir, pois a diferença de classes é inerente a ele sob qualquer forma de Estado. Envio em anexo o artigo com dois outros textos que o explicam.

Também pode ler meu artigo "Direito como ideologia na perspectiva lukacsiana", no Jus Navigandi.

Boa sorte no debate,

Sérgio.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos