Sérgio Coutinho Domingo, 19 de maio de 2002, 3h20min

    Paulo, há distinções. Sutis, mas existem.

    O neoliberalismo é a intensificação de características do liberalismo econômico, reduzindo drasticamente a intervenção econômica do Estado. De que modo, se ocorreria realmente, caberia explicar em mensagens posteriores para não me tornar prolixo. Sugiro apenas a leitura de "Uma Breve História do Neoliberalismo", de Susan George, em http://globalization.cjb.net, sítio do Núcleo de Estudos da Globalização da UNESP.

    O novo liberalismo, por outro lado, não intensifica mas retomada dos princípios da doutrina econômica originária, que textos que abordem a relevância de Adam Smith à história econômica poderão facilitar a compreensão. Sugiro artigo de Francisco José Soares Teixeira no mesmo sítio.

    Att.

    Sérgio.

    ?

    Adriano Penna Barbosa Terça, 12 de agosto de 2003, 14h27min

    Na verdade, gostaria de propor algo mais interessante! Estarei participando de uma simulação (um tribunal do juri), o qual o tema sérá "O ESTADO NEO LIBERAL". Quatro alunos atacarão e, mais quatro defenderão o tema supracitado.
    Como estou no primeiro ano do curso de Direito, gostaria de vislumbrar idéias sobre o assunto, principalmente, na visão de quem estará atacando. Talvez Carl Marx seja uma boa base inicial para realizar este trabalho.
    O que acham?
    Grato por qualquer ajuda ou idéias!
    Um abraço,
    Adriano
    [email protected]

    ?

    Sérgio Coutinho Sábado, 16 de agosto de 2003, 12h21min

    Adriano,

    Além daquelas sugestões que já enviei neste mesmo forum, há algumas específicas a tua pergunta.

    Karl Marx pode proporcionar uma boa base, sim, para atacar o Estado liberal. Todavia, é preciso ler as obras que tratam do assunto.

    Você pode encontrar com certa facilidade tanto em bibliotecas e livrarias quanto na internet "A questão judaica", em que ele escreve sobre o Estado.

    Todavia, além desta obra, é de grande importância o artigo "Glosas críticas marginais a "o rei da Prússia e a reforma social", de um prussiano", artigo de Karl Marx em que ele defende que, para que o Estado possa superar suas contradições essenciais, para que possa superar a injusta distribuição de renda, ele precisaria se destruir, pois a diferença de classes é inerente a ele sob qualquer forma de Estado. Envio em anexo o artigo com dois outros textos que o explicam.

    Também pode ler meu artigo "Direito como ideologia na perspectiva lukacsiana", no Jus Navigandi.

    Boa sorte no debate,

    Sérgio.