karl marx em seu socialismo,concluiu que o Estado fora criado para gerir os negócios comuns da classe dominante(a Burguesia),baseando-se na definição de que o estado tem a função de produzir o Direito,visto que o Direito é um conjunto de regras que tem a função de garantir a paz,o equilíbrio social , chegamos a conclusão que Direito brasileiro na maioria dos casos favorece aos interesses da burguesia. esta, porém, é a nossa realidade. Por isso que nós nos deparamos com leis que só favorecem a minoria detentora de toda a riqueza nacional,como por exemplo, algumas madidas provisórias,que somos obrigados a nos subordinar, cita-se a reforma da CLT,que irá deixar às relações de tabalho mais flexíveis do que já estão,favorecendo assim, os interesses da classe dominante,fazendo com que a desigualdade social em nosso país, já enorme,aumente cada vez mais,sem nos esquecermos de algumas decisões judiciais,como por exemplo da soltura do Juíz aposentado Nicolau dos Santos neto. Será que é possível que essa atual conjutura jurídica mude, será que um dia viveremos em um real Estado Democrático de Direito,onde realmente a justiça será mais justa?

Respostas

    ?

    claudete ferreira Domingo, 03 de novembro de 2002, 23h08min

    è isto que todos os indivíduos brasileiros esperam, e eu creio que não dependerá somente dos dirigentes, não sei se voce irá concoradar comigo, mas diante de uma nção tão grande como o nosso Brasil, temos tido muitas oportunidades de opinar diante das eleições e muitas vezes, opinamos erradamente, por falta de instrução maior o que é ser um verdadeiro vereador, deputado, governador, senador,,,presidente. Muitos confundem a administração dos bens públicos, com acrécimo as bens privados. esperamos um dia estarmos adultos, como eleitores e principalmente como governantes.

    ?

    Pedro Jainer Passos Clarindo da Silva Quinta, 13 de março de 2003, 18h50min

    Caro Oliveira,

    O primeiro passo para que consigamos tal objetivo é justamente parar de nos indagarmos se algum dia teremos ou se algum dia deixaremos de ter esta utopia; na verdade este país está cansado de muitas indagações e discussões e pouca ação. DEVE-SE DESDE JÁ INICIAR UM TRABALHO EFETIVO, PARTINDO DE CADA BRASILEIRO ALGO MAIOR QUE A VONTADE: A AÇÃO.

    Na verdade, esta indagação tem sido feita desde muito tempo e disto não tem passado. Debates filosóficos nesta área são belos, entretanto, sem efetiva ação, não passam de lixo intelectual; o que de certa forma me faz concordar com a Claudete Ferreira de Curitiba, devemos aprender a votar e, acrescentaria eu, a cobrar de quem nós votamos medidas efetivas para tal.

    Através da ação de fiscalilzação dos nossos representantes seremos capazes de quebrar um terrível ciclo vicioso que ocorre em nosso país: a igorância do povo elege um representante corrupto, que por sua vez, para se perpetuar no poder, mantem o povo ignorante.

    A ignorância do povo não é desfeita simplismente abrindo escolas e colocando lá as crianças amontoadas para passarem parte do dia, onde ao final do ensino primário o máximo que se conseguiu fazer foi ensiná-los a escrever terrívelmente e a ler pior ainda. Para que o povo realmente usfrua de uma educação de qualidade é necessário investir-se em qualidade e não em quantidade, mas como o bonito em conferências e convenções de governos mundiais é, para conseguir recursos que dificilmente chegarão aos seus fins, um relatório cheio de NÚMEROS FAVORÁVEIS ...

    Para que tal ideal se configure em realidade é necessário que os poucos que sabem o que fazer realmente façam.

    Deixo uma pergunta para cada um que puder ler minha humilde posição:

    O QUE EU TENHO FEITO DE REAL E EFETIVO PARA MELHORAR O MEU PAÍS?