Vivemos em uma sociedade que mais distribui riscos do que riqueza. O conceito de risco é importado do direito ambiental para os direitos sociais e individuais, trazendo junto o princípio da prevenção. Partindo do entendimento hobbesiano do ser humano, podemos pensar que tal sociedade será levada a aperfeiçoar seu sentido de democracia ou acabará por voltar ao fortalecimento do Estado, em tentativa de preservação da vida, frente ao aumento dos riscos de todos os tipos que ameaçam diariamente a própria vida?

Respostas

    ?

    claudete ferreira Domingo, 03 de novembro de 2002, 22h57min

    A noção de poder social, verificável nas diversas modalidades de relacionamento humano, consiste na faculdade de alguém impor a sua vontade a outrem. Distingue-se de força, que é a capacidade material de comandar interna e externamente determinado grupo social.O poder sempre existiu na sociedade humana. apresentando, em qualquer grupo social, traços característicos de sociabilidade, bem, vivemos num momento difícil, perigoso, devido á transição ou seja a instabilidade sócio-política e econômicamente, maracadas por situações de necessidades fundamentais ou seja uma camada social enorme vivendo num sub-mundo. Talvez isso não seja motivo suficiente para tantos conflitos individuais, para todos pois este quadro não é presente á todos, mas torcemos para que os nossos dirigentes consigam achar uma saída para o cáos que vivemos.Alguns com muito e outros com muito pouco. Pois bem, muito pouco as normas jurídicas resolverão se o ser humano, não estiver respaldado na seriedade e na manifestação da ordem pública em relação a adequação ou seja, os próprios componentes da sociaedade devem orientar suas ações visando o que consideram o seu bem comum, atrelando-se às vigências e possibilidades da realidade social.