Até que ponto o sistema distrital eleitoral seria proveitoso? Para quem não tem conhecimento sobre tal sistema (acho pouco provável), a mim não custa explicar por cima o que é. É mais ou menos desta maneira: a população de determinado distrito só poderá eleger candidatos daquele distrito. Por exemplo: candidatura a vereador. Cada distrito teria seus candidatos que só poderiam ser votados pelos moradores de seus distritos. Bom, não sei até que ponto fui clara na explicação, mas é mais ou menos por aí. Os pontos positivos, na minha opinião, deste sistema podem ser aqui elencados: a proximidade entre população e candidato seria importante no debate dos problemas sociais; o candidato saberia as necessidades reais do seu distrito, uma vez que conheceria suas particularidades; a compra de voto diminuiria. Há também muitos pontos negativos deste sistema,dos quais dou ênfase à falta de opção na hora de votar pois todas as vezes seriam os mesmos candidatos; quando se tratasse de uma região onde prevalecessem traficantes, estes poderiam subornar o restante dos moradores para poderem se eleger (o que faria com que a compra de votos continuasse, mas de uma forma mais agressiva e ameaçadora)... e também com a candidatura de uma pessoa de determinado distrito, faria com que este se desvinculasse da necessidade dos outros e desse ênfase ao seu distrito. Bom, quem tiver uma posição sobre o assunto, por favor, adoraria que compartilhasse comigo. Agradeço desde já.

Respostas

    ?

    Sérgio Coutinho Domingo, 22 de setembro de 2002, 23h52min

    Ana,

    Muito bom ter trazido em clima de eleições a discussão sobre o voto distrital. Gostei também da tua síntese das principais questões que envolvem o assunto, mas penso que o problema possível seja ainda maior.

    Lembra que George Bush não foi eleito pela maioria dos votos nos Estados Unidos, que o voto distrital por lá, principal referência que temos de "sucesso" da experiência, levou à descentralização dos métodos de escrutínio e facilitou a fraude (ainda hoje não foi bem explicada a contagem de votos da Florida...), entre outros problemas que, em vez de serem enfrentados no Brasil, têm como contraponto investimentos sobre a frágil urna eletrônica (sobre o assunto, há diversas mensagens neste forum em Direito Eleitoral e em Informática Jurídica).

    Temos cidades que têm dificuldades para obter unidade entre os bairros, a administração é desigual entre áreas internas ao ponto do perímetro urbano dividir-se entre "zona norte" e "zona sul". Imagina então se as áreas fossem divididas em sub-regiões eleitorais cada uma tendo poder de eleger representante. Penso que seriam regulamentados, registrados, os cruéis "currais eleitorais" que persistem desde a Velha República no Brasil.

    Aguardo tua opinião bem como dos demais colegas que leiam este forum.

    Um abraço,

    Sérgio.

    ?

    Sabrina Andrade Sexta, 18 de outubro de 2002, 0h53min

    O mundo tem evoluido e amadurecido muito, as pessoas estão atentas ao que está acontecendo em sua volta, é claro que muito ainda tem que ser feito, mas em tudo tem que ter um começo, e com certeza começamos corretamente. Quanto ao sistema eleitoral, como em outros sistemas, como o tributário, já está mais que na hora de haver mudanças, que sejam revolucionárias, nós brasileiros, não podemos aceitar que homens e até mulheres estejam governando o nosso Congresso Nacional, com tão pouco conhecimento, já passou da hora, de não existir mais voto pela legenda, nesta ultima eleição foi uma vergonha eleger todos os deputados do Prona, é injusto um deputado que coseguiu 60 mil votos, não entrar, enquanto aquele que faz parte do Prona recebeu 2 votos e entrou. Mudança, chegou o momento apropriado, depende de nós.

    Obrigada
    Sabrina