Sérgio Coutinho Sábado, 16 de novembro de 2002, 15h38min

    Vanessa,

    Na internet, poderá encontrar sites sobre o futuro do Estado. Tomo a liberdade de apresentar aqueles que o consideram fora da perspectiva liberal. De acordo com a concepção socialista defendida por Karl Marx, o Estado pode, no futuro, por se tornar desnecessário, ser superado por uma sociedade plenamente emancipada, na qual o Direito seria uma estrutura obsoleta de controle social. Há muitos livros clássicos e contemporâneos que defendem esta corrente do pensamento. Sobre o aspecto jurídico, escrevi com meu sócio "Direito como Ideologia na Perspectiva Lukacsiana", que pode ser encontrado no Jus Navigandi. Enviei por e-mail para você alguns artigos que podem ser interessantes.

    Quaisquer comentários, se quiser lista de livros, links, basta escrever.

    Bom fim de semana,

    Sérgio.

    ?

    claudete ferreira Terça, 19 de novembro de 2002, 16h38min

    Presada amiga. creio que no livro TEORIA DO ESTADO autor. MÁRIO LÚCIO QUINTÃO SOARES, dentro de estudos sobre o ESTADO MÍNIMO, Pg.538 até pg.548, você encontrará alguma coisa que será muito interessante, sobre a que condições estamos e em que condições poderemos ir sob o ponto de vista neoliberal.

    ?

    Luiz Eduardo de Almeida Quinta, 23 de janeiro de 2003, 0h16min

    Prezada Vanessa, Sobre este assunto Celso R. Bastos efetua diversas colocações interessantes em seu livro Teoria Geral do Estado e Ciência Política, bem como Dalmo Dallari.
    Porém, devo acrescentar que o Estado do futuro enfrentará grande modificação estrutral devido às adequações necessárias para se manter num mercado Globalizado. Ora, desde a expansão do comércio, basicamente a partir de 1.450, a economia ditou os rumos da sociedade;logo, o Estado se adequou as novas tendências.
    Exemplo disso é o posicionamento de Maquiavel já em 1513 com O Príncipe.

    ?

    Flavio Pinto Terça, 11 de março de 2003, 17h29min

    Na verdade há um livro com esse nome do Dallari.