Jus Dúvidas

Perguntar

Qual é a sua dúvida?

Respostas

8

  • 0
    R

    Ricardo Haag Quarta, 23 de abril de 2003, 8h37min

    Cara colega,

    Em primeiro lugar você deve observar o significado em um dicionário. Com certeza suas dúvidas desaparecerão.

  • 0
    P

    Patrícia ( aluna de Direito 3º período) UNIUBE Sexta, 02 de maio de 2003, 11h53min

    O conceito de população e povo são diferentes e sem dúvida há uma complexidade que um dicionário não pode resolver, como sugeriu um colega nosso. População refere-se aos habitantes de um território e Povo aquelas pessoas que realmente participam de um processo político, jurídico ou mesmo legislativo; é povo de um território, por exemplo, o povo ativo; aquele que realmente participa dos processos democráticos do país, ou o povo como destinátario do poder, mas o que dizer do povo ícone, aquele povo que representa a maioria da população e é mitificado em épocas políticas, mas não tem a sua dignidade respeitada constitucionalmente por políticas globalizantes, que conseguem excluir mais da metade da população mundial que não têm o mínimo necessário para sua sobrevivência e a de seus filhos? - As Constituições dão ênfase aos direitos sociais e humanos, mas geralmente são normas analogicamente comparadas as orações,-quem sabe um dia aconteçam? Para melhor aprofundar o assunto sugiro que leia "Dalmo de Abreu Dallari, Müller, Habermas e J. J. Canotilho"

  • 0
    P

    Pedro Eduardo Segunda, 30 de junho de 2003, 11h25min

    Complementando.... a colega que respondeu não remetendo-a ao dicionário foi feliz e concordo com ela... mas dou ênfase, à leitura de Friedrich Mullher- Quem é o povo??

    Eu, tenho atéum resumo aqui desse livro, achar posso enviar-lhe!!

  • 0
    L

    leonardo victório Segunda, 30 de junho de 2003, 16h54min

    Sem muita teoria a diferença entre povo e população é que: Povo correspode ao vínculo jurídico das pessoas com o Estado, ou seja o pova é formado pelas pessoas que tem vínculo jurídico com o Estado, sendo residente nele ou não. Já a População corresponde ao número de pessoas que estão em um determinado lugar durante a contagem, ou seja o aspecto quantitativo.

  • 0
    C

    Claudio Kobai Terça, 27 de janeiro de 2004, 17h45min


    Cara Michele !

    Todas as pessoas presentes no território do Estado, num determinado momento, inclusive estrangeiros e apátridas, fazem parte da população. É por conseguinte a população sob esse aspecto um dado essencialmente quantitativo, que independe de qualquer laço jurídico de sujeição ao poder estatal. Não se confunde com a noção de povo, porquanto nesta, fundamental é o vínculo do indivíduo ao Estado através da nacionalidade ou cidadania. A população é conceito puramente demográfico e estatístico. Seu estudo científico tem sido feito pela demografia, uma das disciplinas auxiliares da Ciência Política e que se ocupa tanto dos aspectos quantitativos como qualitativos do elemento populacional.

    Espero ter contribuído,

    Um forte abraço,

    Kobai.

  • 0
    E

    ELIAS GOMES Segunda, 19 de abril de 2004, 12h01min

    De um modo singelo e claro:
    Povo e ou sao aqueles que possuem caracteristicas proprias, diretas como a crenca, religiao, linguagem, cultos e costumes, e mesmo nao possuindo um Estado fixo. Ex. povo judeu
    Populacao, e o conjunto de pessoas em um determinado lugar, territorio. Esta, pode conter dentro de si, inumeros povos.
    Ex. a pop. brasileira, q contem dentro de seu terrirtorio, um povo arabe, judeu, etc..

    acho que ajudei.

  • 0
    V

    vanessa sousa Sábado, 18 de setembro de 2004, 10h58min

    na teoria geral da constituição povo tem uma relação civico juridica com o estado enquanto que população é parte integrante de um território

  • 0
    C

    C. A. Monteiro Quinta, 28 de outubro de 2004, 4h04min

    Cara Michelle, TERRITÓRIO elemento material do Estado ( Parte Terrestre, Mar Territórial, Espaço Aereo e Sub-Solo ), POVO elemento natural do Estado ( Conjunto de individuos que atraves de momento jurídico se une para constituir um Estado estabelecendo com este vinculo de carater permanente participando da vontade do Estado e do exercício do poder ), POPULAÇÃO expressão numerica e demografica, SOBERANIA eu não creio haver em nenhum Pais, após 11/set nos EUA então deve haver sim um PODER POLÍTICO onde o Governo Soberano conduz o Estado aplicando seu poder contra outros ..., adiciono ao texto as definições de Claudio Kobai.
    Atenciosamente

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região