cleusa Sábado, 16 de agosto de 2003, 8h41min

    Mirna, Rousseau pretendeu demonstrar diversas formas de governar, porém ao mesmo tempo alertou sobre os riscos que cada uma delas oferece, para que ficássemos atento e no nosso caso, onde onde somos eleitores dos nossos representantes tivéssemos a opção de analisar os feitos dos nossos governantes e não votarmos nele na próxima vez.
    Pretendeu mostrar a quem estivesse com boas intenções, para prestar atenção aos detalhes perniciosos de uma administração.
    Antigamente o poder estava literalmente nas mãos de grandes idealistas, e que às vezes poderiam até mesmo serem tiranos. Para estes era muito fácil convencer o povo e levá-los a juntar-se a ele para a tomada do poder. Para isto usava todas as armas psicológicas, entre outras. Quando vc tem argumentos fornecidos por quem entende do assunto(caso de Rosseau), o convencimento fica muito mais fácil.
    É o meu ponto de vista

    ?

    Dinalva Oliveira de Souza Domingo, 29 de outubro de 2006, 11h45min

    luta pela vida contra a violência.do ponto de vista de T.Hobbes,John Locke e Jean Jacques ,Rousseau:
    Conceitos teoricos desses autores.
    I Reforma o modelo vigente recuperando as promessas não cumpridas que fundaram,que o estado moderno;ou

    II fundar as bases de um novo contrato social, um contrato que incorpore o primeiro ente excluido do contrato social:omundo natural?
    Justificando esustentando sua análise,tendo como base a avaliação adequação/inadequação dos principais conceitos teóricos desses autores supra citados?

    L

    Linha Direta do Consumidor Quinta, 02 de agosto de 2007, 20h57min

    Prezada Cleusa
    A teoria política de Rosseau, exposta no Contrato Social, aproxima-se bastante, aparentemente ao menos, das idéias dos filósofos racionalistas. Nessa obra, Rosseau pesquisa as condições de um Estado social que fosse legítimo, que não mais corrompesse o homem. O problema que ele coloca recai no de Locke ou de d'Holbach: "Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja de toda força comum a pessoa e os bens da cada associado e pela qual cada um, unindo-se a todos, não obedeça, porém, senão a si próprio e permaneça tão livre quanto antes; ete, o problema fundamental cuja solução é dada pelo contrato social". Todavia, o pacto social não tem por fim conciliar todos os interesses egoístas, mas antes depreender (o que é possível com a maioria das vozes, nos debates do povo reunido) uma vontade geral. Esta última faz abstração dos interesses divergentes e das paixões de cada um para só cuidar do bem comum. Entenda-se bem: "cada indivíduo pode, como homem, ter uma vontade particular contrária ou dessemelhante da vontade geral que ele tem como cidadão". Por conseguinte, nessa vontade geral descobriremos outra coisa que não o interesse, o desejo de felicidade, etc. Encontraremos aí, no fundo, a regra da consciência, esse juízo inato do bem e do mal que cada um descobre em si mesmo, quando dissipa seus desejos egoístas "no silêncio das paixões".

    M

    Marco Gemaque Sexta, 22 de agosto de 2008, 11h57min

    A VELHA CARROÇA ÀS RÉDEAS DO HOMEM PRIMATA MODERNO.

    Uma das letras mais ridículas do MPB ou Rock brasileiro e tem muito haver com Jacques Rousseau. Qual a relação íntima dela? Rousseau, o pai do romantismo utópico comunista, dizia: ““em sua teoria do ‘bom selvagem’, ele defendia que o homem é primitivamente puro, mas se perverte no convício com a sociedade”. Aqui ele lançou as bases do niilismo ou relativismo cultural, pois achava erroneamente que o instrumento da política era um contraponto perfeito e a panacéia para a sociedade moderna em detrimento do espiritual. Nesta esteira, nasceram monstros como Voltaire, Diderot, Jean-Jacques Rousseau, Sade, Karl Marx, Tolstoy, Bertolt Brecht, Lênin, Stálin, Fidel Castro, Che Guevara, Mao Dzedong, Bertrand Russel, Jean-Paul Sartre, Max Horkheimer, Theodor Adorno, Georg Lukács, Antonio Gramsci, Lillian Hellman, Michel Foucault, Louis Althuser, Norman Mailer, Noam Chomsky e tutti quanti .Ademais aqueles cupidos: Lula, Marilena Chauí, Frei Beto , Bof ...

    “Desde os primórdois
    Até hoje em dia
    O homem ainda faz
    O que o macaco fazia
    Eu não trabalhava, eu não sabia,
    O homem criava e também destruía
    Homem Primata
    Capitalismo Selvagem
    Eu aprendi
    A vida é um jogo
    Cada um por si
    E Deus contra todos
    Você vai morrer e não vai pro céu
    É bom aprender a vida é cruel
    Homem Primata
    Capitalsimo Selvagem
    Eu me perdi na selva de pedra
    Eu me perdi, eu me perdi”

    Esta letra assim como outra mais ridícula , Admirável Gado Novo:

    Vocês que fazem parte dessa massa
    Que passa nos projetos do futuro
    É duro tanto ter que caminhar
    E dar muito mais do que receber...

    E ter que demonstrar sua coragem
    À margem do que possa parecer
    E ver que toda essa engrenagem
    Já sente a ferrugem lhe comer...

    Êeeeeh! Oh! Oh!
    Vida de gado
    Povo marcado
    Êh!
    Povo feliz!...(2x)

    Lá fora faz um tempo confortável
    A vigilância cuida do normal
    Os automóveis ouvem a notícia
    Os homens a publicam no jornal...

    E correm através da madrugada
    A única velhice que chegou
    Demoram-se na beira da estrada
    E passam a contar o que sobrou...

    Êeeeeh! Oh! Oh!
    Vida de gado
    Povo marcado
    Êh!
    Povo feliz!...(2x)

    Oooooooooh! Oh! Oh!
    O povo foge da ignorância
    Apesar de viver tão perto dela
    E sonham com melhores tempos idos
    Contemplam essa vida numa cela...

    Esperam nova possibilidade
    De verem esse mundo se acabar
    A Arca de Noé, o dirigível
    Não voam nem se pode flutuar
    Não voam nem se pode flutuar...

    Êeeeeh! Oh! Oh!
    Vida de gado
    Povo marcado
    Êh!
    Povo feliz!...(2x)

    Ambas compõem o chamado POBRISMOS BRASILEIRO , isto é , chamar o homem moderno de primata, descartando a globalização social, é viver numa sociedade fatalista e sem auto-estima.E sem espírito empreendedor, pois isto sim é maior contrato social que uma sociedade moderna merece. Pior: estamos de mãos atadas à pedagogia da pedra lascada adotada no nosso sistema educacional, pois letras como essas e outras são referências didáticas para os nossos filhos, nossos pais e mães e amigos. É a velha carroça movida a computador.

    Valeu!
    http://marcogemaque.blogspot.com/