Alex Oliveira Sábado, 13 de setembro de 2003, 19h44min

    Escreve Hobbes em sua obra O Leviatã sobra o homem em seu "estado de natureza", que significa o estado primitivo, a desordem e a preponderância do instinto sobre a razâo.Por essa razão os homens tornam-se iguais, desencadeando verdadeira guerra de todos contra todos.Tal atmosfera de temeridade acaba por fazer com que os homens se assossiem em busca da proteção.Que é resultante unicamente da vontade do homem e consiste na transferência de direitos.
    Locke em oposição as idéias de Hobbes, achava que o homem em seu estado de natureza era temeroso, enfraquecido e por conseguinte não se sente em posição de agredir o seu semelhante.Para Locke o principal objetivo da sociedade reside na preservação da propriedade e na proteção da comunidade contra possíveis invasões.O contrato social em sua visão é um pacto de consentimento unânime.
    Rousseau, em sua obra O contrato social, também defende a idéia de que o homem em seu estado primitivo encontra-se sob o domínio da bondade humana. Na concepção rousseniana o povo é soberano, pois ele é ao mesmo tempo parte ativa e passiva dentro da sociedade.Ou seja, é agente do processo de elaboração das leis e também aquele que a elas obedece.

    ?

    VICTOR B.TREZZA Quinta, 22 de setembro de 2005, 11h27min

    Olá tio como esta o senhor e sua familia? tudo bem? Quero lhe dizer que a não foi dificil te descobrir,agora mande-me e-mail`s contando as novidades da cidadezinha.