aparecida maria rocha Sábado, 20 de janeiro de 2007, 12h13min

    o contrato é um pacto entre os homens o constitucionalismo e um documentoescrito que veio do resultado da revolução francesa este documento seria uma especie de lider quer dizer quando se faz uma lei ela tem de estar de acor do com a lei maior constituição

    F

    Fábio Thomazini Quinta, 04 de outubro de 2007, 16h45min

    O primeiro trata das teorias sobre o Contrato Social, idealizado por Rosseou, em que o indivíduo sai do Estado de Natureza (em que, devida venia aos positivistas, há o jusnaturalismo), realiza o Contrato Social, e passa ao Estado Civil, ou Político, em que há o juspositivismo.
    Basicamente, o indivíduo abre mão de parcela de suas liberdades para viver em sociedade. (Ler o Contrato Social de Hobbes e Locke)

    O segundo trata do movimento político-social iniciado na Revolução Francesa que visava atribuir a cada Estado um documento escrito e solene que disciplinaria o Poder. Determinaria a forma de aquisição do Poder, sua manifestação e organização, os elementos ideológicos do Poder e a limitação do Poder (direitos e garantias fundamentais). Era uma forma de proteção dos indivíduos contra os abusos do Estado Absolutista.
    Por influencia do constitucionalismo surgiu a primeira Constituição escrita - dos EUA.

    L

    limaneto Domingo, 27 de março de 2011, 13h29min

    gostaria de saber sobre o contratualismo em Hobbes