Roberto Vasconcelos Quinta, 19 de maio de 2005, 9h43min

    Cara amiga:
    Democracia social seria uma “Democracia organizatória que configura a sociedade para os fins da coletividade: o Estado se torna fiscal da interdição de certas práticas que possam afetar o interesse público (medidas antitruste), e finalmente, ativo coordenador da economia (dirigismo) e preservador dos interesses da classe trabalhadora”; Ou seja essa intervenção estatal( um exemplo atual: o aumento constante da taxa selic -instrumento para conter a inflaçõa)se configura em uma democracia social.
    Agora, a democracia liberal é aquela que tem como referencia o "ser" cidadão em si, segundo Toquevile ao ideário humano chegar só é possível através de um nível de excelência educacional e de uma orientação política embasados na ética e na liberdade individual. (relaciona-se com o artigo 5o da constituição).
    Espero que esclareci um pouco a questão, se quiser saber mais, alguns livros....
    • Jaguaribe, H. Brasil, sociedade democrática. Rio de Janeiro. José Olímpio, 1985
    • Weffort,F. Qual Democracia? São Paulo. Companhia das Letras ,1992.

    Francisco Weffort, em 1992, classificou a Democracia brasileira como uma Democracia de conflito, com uma sociedade muito desorganizada e dividida entre integrados e marginalizados.

    Após mais de vinte anos, é evidente que ainda estamos numa Democracia de conflito, e, assim como apontava Tocqueville, o caminho para uma sociedade igualitária esteja mesmo nas associações civis, populares, onde cada conjunto consiga experienciar uma Democracia.

    S

    Sueaze Quarta, 22 de agosto de 2007, 17h14min

    Suuuuuuuuuuuu
    olha so... Site de Direito. Vc tá em casa.. Não sei se vc conhecia esse site, mas até podia dar uma olhada depois, quem sabe tirar suas dúvidas da faculdade ou vc tirar as dúvidas do povo u-huu!!
    E olha tb q é a categoria "Teoria do Estado", lembro que vc tem uma matéria nesse semestre disso por causa de uma mensagem q vc mandou dia desses..
    As discussões tão de alto nível aqui.. Acabo de descobrir por exemplo que, de acordo com Toquevile, "a democracia liberal é aquela que tem como referencia o 'ser' cidadão em si". E eu achando q cálculo numérico que era difícil.
    Destaque tb pra autora do blog, a Katiuscia.
    Agora vamos para

    http://blogdasoninha.folha.blog.uol.com.br/

    no lado direito, tem a opção "Arquivo", escolha "29/07/2007 a 04/08/2007".
    Depois o tópico "Uma nota sobre o frio".