ACREDITO QUE JÁ PODEMOS REPENSAR ALGUMA ALTERAÇÃO CONSTITUCIONAL, MEDIANTE SUFRÁGIO UNIVERSAL,PLEBISCITO, PARA MUDAR-MOS NOSSA FORMA DE GOVERNO,PRESIDENCIALISMO PARA PARLAMENTARISMO, ONDE ULTIMAMENTE A CONCENTRAÇÃO DE PODER NUMA ÚNICA PESSOA, PRESIDENTE, É DISCUTÍVEL, ONDE O PRESIDENCIALISMO ENCONTRA-SE UM POUCO DESGASTADO, E NO PARLAMENTARISMO, EM SITUAÇÕES POLÍTICAS COMO A NOSSA NO ATUAL MOMENTO SERIA ALTERADA SEM CHOQUES E EXPEDIENTES MAIS GRAVOSOS COMO O IMPECHEMENT NO CASO DO PRESIDENCIALISMO.ACREDITO QUE A CONCENTRAÇÃO DE PODER ACABARIA, ONDE A FIGURA DO CHEFE DE GOVERNO, NO CASO PRESENTE O PRESIDENTE LULA, REPRESENTARIA O BRASIL E AO PRIMEIRO MINISTRO E O PARLAMENTO GERIRIAM AS POLÍTICAS INTERNAS DO PAÍS. ACABARIA COM OS EXCESSOS DE VIAGENS QUE TANTO O PRESIDENTE LULA EXERCITA, COMO OUTRORA OUTROS PRESIDENTES DE NOSSO PAÍS,TAMBÉM FAZIAM E ACREDITO SER NECESSÁRIO A BEM DO BRASIL, AÍ ACREDITO QUE OS DESGASTES SERIAM MENORES, E A FIGURA MÁXIMA DE NOSSO PAÍS FICARIA UM POUCO PROTEGIDA DAS MAZELAS POLÍTICAS;

Respostas

    ?

    renan Domingo, 13 de novembro de 2005, 2h56min

    o brasil infelizmente não tem amadurecimento suficiente para esse sistema de essência tão democrática. Iríamos nos digladiar em dissoluções, talvez até o parlamento se tornasse ditador... a instabilidade seria constante... o povo todavia não tomou sã consciencia do valor de seus votos...

    ?

    Marcus Vinicius de Freitas Chagas Quinta, 15 de dezembro de 2005, 15h03min

    Em outros paises parlamentaristas o numero de partidos é minimo, as vezes chega ao caso de serem apenas dois partidos ja que para que o primeiro ministro consiga ´´trabalhar´´ e continuar sendo primeiro ministro, deve ter maioria absoluta no parlamento, aqui em nosso país tendo a quantidade de partidos que temos a cada semana haveria um primeiro ministro, pois a cada semana um partido tem maioria.
    Outro problema seria em quem teria a coragem de colocar isso em palta?Ja que, para o parlamentarismo neste país dar certo, teriam que acabar com a maioria dos partidos politicas.E quem dos politicos iria dar tal proposta?
    Neste caso mesmo sendo o melhor para o país,em minha humilde opnião neste momento tal proposta seria impossivel de se realizar.
    Como nosso colega disse no comentario anterior o país é ainda muito imaturo para o parlamentarismo.

    ?

    Jarson Reinaldo Quarta, 19 de julho de 2006, 15h53min

    O Brasil infelizmente ainda não esta preparado para se tornar um país com regime de governo parlamentarista. Teria de passar por uma série de reformas políticas e até mesmo sociais sociais uma vez em que políticos como os nossos ainda não tomaram consciencia de sua importância no quadro da democracia fazendo de suas funções tão importantes para o desenvolvimento do país e aperfeiçoamento da democracia um verdadeiro circo particular e o povo ainda não despertou para a realidade do nosso país que não é das melhores visto tanta corrupção acomodando-se e abindo mão de uma importante arma que se chama voto consciente ou até mesmo em ultimo caso revolução mas esprero que não precise-mos chegar a este ponto.

    ?

    Alberto Alencar Terça, 14 de novembro de 2006, 1h01min

    Fazendo uma breve análise histórica sobre Parlamentarismo vamos relembrar que teve início com a Magna Carta, em 1.215, que limitava o poder do soberano, no caso João Sem-Terra, dando início ao Parlamento e mais adiante com a Revolução Gloriosa, 1.686, estva consumado o Parlamentarismo monárquico inglês vigente até hoje.
    Observe que o Parlamentarismo faz parte do desenvolvimento político de uma nação, nação esta que necessitaria ter uma população esclarecida e participativa, o que não ocorre no Brasil. Portanto,meu caro Mozart, não existe no nosso país uma ambiência sócio-cultural-política propícia para essa mudança de sistema de governo.