Dr. Gentil,

Acredito ser o momento adequado para voltarmos a debater o Governo Collor e suas consequencias.Acompanhei no forum de Processo Civil o debate IMPERDIVEL e fiquei devéras interessado em seu raciocínio.
Apreciaria ver ,aqui, seus comentarios em amplitude. Tenho conversado sobre esse tema e sido contestado fortemente.
Porém , fiquei profundamente imprecionado com seus argumentos . Esse forum ,de qualquer maneira, me parece mais adeqüado para o debate.´
Abç,Clormes

Respostas

    ?

    Gentil Pimenta Neto Sexta, 17 de novembro de 2006, 2h26min

    Somente agora vi o tema e adoro discutir sobre o Collor. Como são 2:20h (notívago é um problema), amanhã, com mais calma, lhe expressarei minha opinião sobre o melhor e mais inteligente Governo que este país já teve Fernando Collor de Melo.
    Os reflexos de seu governo foram de tal monta que até hoje os governos posteriores mamam e colhem os frutos deixados por ele, mas me entristece é quando vemos os calhordas apregoarem que acabaram coma inflação, quando sabemos todos que foi graças à abertura das portas ao mercado internacional que gerou o estancamento da inflação, portas essas abertas pelo Collor. Quer fazer? Somos um país bitolado, cheio de medíocres que vendem seu voto por um prato de comida a marginais, lesa-pátrias que só fazem Leis contra o povo e a favor de banqueiros, quando deveria ser ao contrário como nos paises desenvolvidos.

    Abraços
    GENTIL

    ?

    Gentil Pimenta Neto Segunda, 20 de novembro de 2006, 14h58min

    Bem, quanto à era Collor, no meu pensar, antes dele vivíamos na era das cavernas. Isso mesmo, cavernas. Você ia nas lojas e só via a maldita marca BRASTEMP. Era máquina de lavar Brastemp, fogão Brastemp, geladeira Brastemp, e outras porcarias mais. Eu tinha uma máquina de lavar aqui em casa que ficava amarrada na parede, caso contrário a desgraçada ia sambando pela área à fora de tão ruim, fora o barulho infernal que fazia. Televisão? Só tínhamos opção de Philips ou Philco. Videocassete só por contrabando. Microondas nem pensar. Computador, isso era sonho de milionário porque tínhamos a estúpida lei denominada de “reserva de informática” porque a IBM pagava propina aos políticos para só eles poderem explorar esse mercado no Brasil e assim venderem os ferros-velhos degradados e arcaicos que produziam a preço de ouro.
    A inflação estava quase 75% ao mês. Á época, eu tinha uma agência de automóveis e tinha que remarcar os preços dos veículos todo dia. Ninguém trabalhava mais, era melhor investir no mercado financeiro. O Brasil não produzia, estava estagnado.
    Nossas crianças não tinham direito a brinquedos a não ser que caíssem nas mãos da fábrica “Estrela”, caríssimos, ou do Ministro Funaro com aquela porcaria de “Lego”, lembram? Uma bicicleta Calói ou Monark (e só havia essas) custava em média $480,00 dólares.
    Automóveis então nem se fala, pareciam carroças, exatamente o que disse o Collor. Estávamos (aliás, ainda estamos) BITOLADOS com a porcaria e atrasada Volkswagen que, para quem não sabe, significa “carro do povo”. E assim era em razão do maldito contrato feito pelo Presidente Gaisel com a Vokswagen que proibia o Brasil de autorizar qualquer outra fábrica a entrar no Brasil. A marca VW é tão ruim, mas tão ruim (a maioria acha ótimo), que é o único carro até hoje que queima óleo, dá defeito nas fechaduras e nas maçanetas dos vidros e das portas, fora os barulhos para todo lado, mas brasileiro adora. É a única montadora que não evoluiu por isso está às beiras da falência. Deveriam fabricar só táxi.
    Qualquer idiota, assim como eu, que não entende nada de política, sabe perfeitamente que só há uma maneira de se acabar com a inflação que não é tabelar preços, mas abrir as portas ao mercado internacional porque os preços se regulam sozinhos. É a competitividade como acontece nos países desenvolvidos. Vejam como era a China enquanto tinha a mesma mentalidade que o Brasil. A Rússia, a mesma coisa, era outro país atrasado.
    O problema é que nenhum dos presidentes anteriores “tinha aquilo roxo”. Só o Collor teve a coragem de fazer isso e abriu as porteiras do Brasil para o mundo. Mas havia uma medida urgente a ser tomada para acabar com a ciranda financeira que era segurar o dinheiro aplicado por algum tempo a fim de obrigar os brasileiros a trabalharem. Aliás, para quem não sabe, outros países já fizeram isso no passado, entre eles, a Alemanha. Mas ninguém pode dizer que o Collor não devolveu o dinheiro porque o devolveu com muito mais juros que a poupança, isso é inegável. E assim, o brasileiro, preguiçoso por natureza, teve que voltar a trabalhar e o Brasil voltou a produzir.

    Resultado: Hoje temos computador, temos micro ondas, temos bicicleta de 36 marchas por R$ 120,00, temos brinquedos para nossas crianças nos camelôs a R$ 10,00 que sobe até paredes e com controle remoto. Temos dezenas de marcas de televisão. A brastemp continua mas só para os burros porque as outras marcas são muito melhores e mais baratas. Não dão defeito. A Brastemp tem até caixa de marcha igual a automóvel, você sabia?.
    Se estamos aqui agora conversando pela Internet agradeçamos ao Collor por ter acabado com a maldita “reserva da informática”. Hoje até quem mora na favela tem computador.
    Temos dezenas de carros maravilhosos graças ao Collor ou eu estaria ainda andando de TL, brasília ou, na melhor das hipóteses, num PASSAT.
    Temos a inflação controlada mas não é graças ao Fernando Henrique como apregoam, e muito menos ao maníaco comunista do Lula, são os frutos colhidos do Governo Collor. Eles que experimentem fechar as portas ao mercado internacional e verão o que acontecerá com a inflação.
    Temos um Código do Consumidor, graças ao Collor. Temos um Estatuto da Criança e do Adolescente graças ao Collor. Os feriados que caiam na quinta-feira e os de terça-feira o Collor os passou para sexta e segunda, porque todo mundo “inforcava” esses dias. Os seus sucessores voltaram tudo atrás e o que vemos hoje é uma vergonha ninguém trabalha. O Collor acabou com vários Ministérios inúteis que só servem de cabide de empregos. Obrigou as empresas públicas ao concurso público para contratar. Antes, você necessitava de um padrinho para ingressar em uma Estatal. Hoje você tem a chance de ingressar como qualquer outro.
    Alguém sabe me explicar para que serve o Ministério da Defesa? Para merda nenhuma, só para cabide de empregos.
    O país nunca foi tão paternalista depois do Collor. É vale-sopão, vale-refeição, vale-gás, bolsa-família, vale-camisinha e um monte de outras merdas de vales. Isso só existe nas repúblicas de bananas como a nossa, em nenhum outro país. Vejam o Líbano, um país em guerra há 50 anos, mas ostenta um salário mínimo de $ 480,00 dólares. É só pagar salários justos e todo mundo compra o que quer, não precisa de VALES que só serem para mais corrupção como cansamos de ver.
    Eu vivi na Alemanha entre 1972 e 1977, ganhava salário mínimo. Pagava aluguel e ao final de 3 meses eu comprei um automóvel com 3 anos de uso e passei pela Europa toda. No Brasil com o mínimo você não consegue sequer pagar o aluguel, quanto mais vestuário, saúde, escola, laser e alimentação. Isso é o maior gerador de violência porque é mais fácil roubar que carregar tijolos e baldes de concreto um mês inteiro para receber a miséria de R$ 350,00. Mas tem brasileiro que continua com a mente petrificada, dizendo que aumentar salário causa inflação e desemprego. Tenham a santa paciência, basta olhar o salário dos países desenvolvidos.
    E outros que argumentam ainda o fato de não podermos comparar o Brasil com os outros países.... Realmente não podemos porque o Brasil é um dos países mais ricos do mundo e o salário deveria ser também um dos maiores. O que tem a Alemanha? O que tem a França? O que tem Portugal? O que tem a Itália, Suíça, Japão, etc... NADA, absolutamente nada. Se não fossem nossos insumos industriais, nossos minerais, entre outros produtos essenciais á indústria eles estariam na miséria.

    Uma pesquisa feita pela USP, mostrou algumas diferenças entre o Governo Collor e os outros governos. Só não vou colocar tudo aqui senão ficará muito maçante, mas vamos a algumas coisas boas feitas pelo Collor mas que brasileiro não sabe, e não sabe porque isso não passa no Fantástico.
    O que passa no fantástico é só a maldita insistência em nos provar que viemos do Macaco. Macaca é a mãe deles porque eu não evolui coisa nenhuma. Eu sou fruto do criacionismo, não do evolucionismo. Eu sou um sr criado por Deus.
    Agora, se você é oriundo do Macaco é problema seu. Só queira perguntar a esses idiotas porque o macaco continua macaco. Mas vamos lá a algumas “cossitas” que o Collor fez:

    I
    Até 1989 se fabricavam 1.5 milhão de televisores por ano no Brasil, consumindo
    1 hora e 40 minutos para montar cada TV.
    Depois da abertura de mercado durante o governo Collor, a indústria brasileira fabrica 7 milhões de televisores, consumindo 25 minutos na montagem de cada TV.

    II
    Em 1989 um televisor de 14 pol. custava o equivalente a $ 550,00 dólares.
    Depois da abertura de mercado, o mesmo televisor custa o equivalente a $ 300,00 dólares. Hoje custa $ 120,00 dólares.

    III
    Até 1989 a Azaléia fabricava 10 mil pares de sapatos por dia.
    Depois da abertura de mercado, a fábrica comprou novas máquinas e, com o mesmo número de empregados, fabrica 120 mil pares por dia.

    IV
    Até 1989, com o equipamento obsoleto da indústria automobilística, cada operário montava 9 carros por ano.
    Com a abertura de mercado e a necessidade de competir, novas máquinas foram adquiridas. Hoje em dia cada operário monta 20 carros por ano.

    V
    Em 1989 mil seringas custavam $ 360 dolares e no governo Collor o preço caiu para $52 dolares

    VI
    A UNICEF elegeu os três programas de saúde pública: "Agentes Comunitários de Saúde", "Parteiras Leigas" e "Erradicação do Sarampo," promovidos pelo governo Collor como os melhores do MUNDO em 1991.

    VI
    Até 1989 o desempenho do Brasil em cobertura vacinal era considerado o pior da América do Sul, mas, durante o governo Collor, o Brasil recebeu o prêmio da ONU como o melhor da América do Sul.

    VII
    Em 1991 o governo Collor ganhou o prêmio "Criança e paz" da UNICEF, como reconhecimento internacional pelo programa nacional de imunização.

    VIII
    Até 1989 foram vacinadas 64% das crianças de 0 a 4 anos no Brasil e durante o governo Collor foram vacinadas 97% das crianças da mesma faixa étaria .

    IX
    A Organização Mundial da Saúde informou que 1990, 1991 e 1992 foram os anos em que o Brasil teve o número mais baixo de doenças em crianças.

    X
    Durante o governo Collor houve um aumento de 60% nos recursos para os hospitais, comparado com os outros governos.

    XI
    O "Projeto Minha Gente," idealizado pelo presidente Collor, recebeu em 1993 o prêmio Projeto Modelo para a Humanidade, da ONU.

    XII
    No Governo Collor A DÍVIDA PÚBLICA era de $ 12 bilhões de dólares.
    No Governo FHC A DÍVIDA PÚBLICA é de $ 241 bilhões e 457 milhões de dólares.

    XIII
    No Governo Collor o padrão das viagens internacionais era de 12 pessoas máximo viajando em avião comercial.
    No Governo FHC, utiliza-se como padrão de 100 a 150 pessoas em avião oficial, com tudo pago pelo povo.

    XIII
    No Governo Collor o Brasil exportava para à Argentina $ 3 bilhões e importava $ 1.7 bilhão de dólares. O Brasil vendia 77% a mais à Argentina do que a Argentina ao Brasil.
    No Governo FHC o Brasil exporta para a Argentina $ 700 milhões e importa $ 1.3 bilhão de dólares. O Brasil vende 90% a menos para a Argentina do que a Argentina para o Brasil.

    XIV
    Até 1989 a produtividade industrial era de 1.4% ao ano.
    No Governo Collor a produtividade subiu para 7.6% ao ano.

    XV
    Até 1989 o brasileiro que fazia viagens internacionais, tinha que sair com dinheiro vivo para pagar suas despesas, correndo todo o tipo de risco.
    Em 1990 o então presidente Collor fez acordos internacionais e, pela primeira vez na história do país, os cartões de crédito brasileiros começaram a ser aceitos em qualquer parte do planeta.

    XVI
    Até 1989 nenhuma empresa brasileira possuía o certificado internacional de qualidade ISO 9000. Uma vez que não existia a ameaça de competição internacional, as empresas mantinham o nível de qualidade muito baixo.
    Com a abertura de mercado implementada pelo governo Collor, 18.341 empresas tem hoje o certificado de qualidade ISO 9000.

    XVII
    Em 1989, no final do governo Sarney, a inflação era de 90% ao mês e os preços estavam congelados .
    Em 1992, no final do governo Collor, a inflação era de 27% ao mês e os preços estavam liberados.

    XVIII
    No governo Sarney o Brasil decretou a moratória.
    No governo Collor o Brasil renegociou e começou a pagar a dívida externa.

    XIX
    Até 1989 as empresas estatais detinham o monópolio do óleo, da navegação, das telecomunicações e da energia.
    Depois do governo Collor a cara do Brasil mudou, acabaram-se os monópolios, começou a era da competitividade e da qualidade, que gerou preços mais baixos e telefone celular para todos.

    XX
    O governo Collor determinou que os empregados das empresas estatais a partir da privatização teriam seus empregos garantidos , passariam a ser donos de 10% das cotas, como também teriam direito a uma vaga na mesa diretora.

    XXI
    Foi durante o governo Collor que as companhias de mineração de ferro tiveram lucro, após 15 anos .

    XXII
    Em 1989 o pagamento do funcionalismo público correspondia a 5.3% do PIB.
    No governo Collor baixou para 3.7% do PIB.
    Hoje em dia é de 18.6% do PIB, o maior dos últimos 10 anos.

    XIII
    Até 1989 a produtividade indústrial nacional teve um aumento de 0,4% ao ano.
    Depois das reformas implementadas pelo Governo Collor a produtividade industrial passou a ser de 13% ao ano.

    XXIV
    Foi o governo Collor que promulgou a Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

    XXV
    Foi o governo Collor que extinguiu a FUNABEM e instituiu a Fundação Centro Brasileira para a Infância e a Adolescência.

    XXVI
    No Governo Collor, o Banco do Brasil só registrou recordes positivos, só SUPERÁVITS. Veja os números em milhões de dólares:
    Governo Collor
    o 1990 SUPERÁVIT 293.100 milhões
    o 1991 SUPERÁVIT 252.000 milhões
    o 1992 SUPERÁVIT 446.800 milhões
    Governo Itamar
    o 1994 SUPERÁVIT 128 milhões
    Governo FHC
    o 1995 DÉFICIT -4.373 bilhões
    o 1996 DÉFICIT -7.243 bilhões
    XXVII
    Você sabia que a Rede Pública perdeu 6 mil leitos depois de Collor?
    No governo Collor o Brasil, através do SUS, dispunha de 498 mil leitos, ou 3,32 vagas por 1000 habitantes.
    No governo FHC são 400 mil leitos, ou 3,03 vagas por 1000 habitantes. Ou seja menos 8,73% do total.
    XXVIII
    Sabiam que quem criou o MERCOSUL foi o Presidente Collor?
    Quem acabou com os MARAJÁS? Foi também o Collor, ressuscitados pelo LULA..

    Agora você pergunte a um brasileiro porque tiraram o Collor e ele lhe responderá: “porque ele era ladrão.” Bem, sendo eu Advogado, só aceito a tese de ladrão se conseguirem me comprovar o que foi que ele roubou, ou furtou, ou qualquer coisa que justifique sua cassação.
    A verdade é que só o acusam, mas o Collor foi absolvido de todos os processos contra ele e ninguém mais queria condená-lo que o STJ e STF.
    Tem mais, gostaria ainda que me dissessem porque os ladrões de hoje na Câmara e no Senado pedem demissão e nada acontece depois disso mesmo com dezenas de provas contra eles? Engraçado, mas o Collor também pediu demissão e, juridicamente, jamais poderia ter sofrido mpeachment , mas rasgaram a Lei e colocaram-no fora, porquê será? Perguntem aos Banqueiros, eles têm a resposta.
    Será que vocês acreditam mesmo na balela de que o Collor fora retirado do poder porque ganhou uma Fiat Elba de Presente? Um presidente que já era milionário de berço se deixaria corromper com uma merda de carro. Se ainda fosse uma Ferrari, mas uma Elba! Fiat ainda por cima, o carro menos vendido na Europa...
    Será que são tão trouxas para engoliram uma cascada dessas? O Collor foi colocado para fora por uma única razão – por ter resolvido enfrentar os dois cancros deste país que são os empresários e os banqueiros. Num país com 3% de inflação ao ano (não é o que eles dizem?), como é que permitem que bancos cobrem dos brasileiros 481,79% de juros ao ano? Sim porque, 14% ao mês dá isso ao ano, ou não dá?
    O maior erro do Collor foi não ter fechado aquele Congresso canceroso, porque todos que votaram pela saída do Collor, aos juramentos de “por minha mãe”, outros diziam, “por minha família” e ainda outros “por meus filhos”, todos eles acabaram sendo acusado de corrupção mais tarde e foram botados para fora, mas com provas concretas, diferentemente do Collor.
    Por falar em CPI, sabiam que foi o Collor que criou a CPI?
    Agora, a quadrilha do PT tendo como chefe um Presidente da República com tantas provas contra ele, não sabe de nada, não viu nada, e continua não vendo, ou seja, é cego surdo e mudo. Quanto a este ninguém faz nada.
    Onde estão os caras pintadas? Sabem porque não há mais caras pintadas? Simples, porque a TV – GLOBO (outro câncer no Brasil), não teve interesse em tirar o LULA, para não correr o risco de outro presidente cobrar-lhes os 4,5 BILHÕES DE DÓLARES que devem ao BNDS. O Luala não cobrou e não cobrará. Fique você devendo a um banco e verá o que lhe acontecerá.

    Já dizia, Nelson Rodrigues, se não me engano, “a unanimidade é burra”. Por ser burra votam até mesmo em Ladrões comprovados como o Maluf. Votam ainda num “boiola” ridículo como o Clodovil que interrogado sobre seus planos de governo disse não entender nada de política.
    O povo é muito ingrato. Um grande exemplo disso foi o governo Gorbachev que de um dia para o outro, acabou com o comunismo podre e entranhado havia séculos nos soviéticos mandando demolir o muro de Berlim para abrir as portas ao mundo do progresso. Ganhou, por isso, o prêmio Nobel da Paz. E o que foi que os Russo fizeram? Não reelegeram o Gorbachev, preferindo aquele ridículo alcoólatra do Boris Veltsin que acabou de afundar a Rússia.
    Cada povo tem o que merece. O brasileiro merece isso que está aí, uma quadrilha lesa pátria e, enquanto nos países sérios se fazem leis para benefício da sociedade como um todo, no Brasil as leis são todas anti-povo e com um único objetivo, o de afundar-nos num mar de miséria a cada dia mais.
    Hoje, não raro vemos nossos vizinhos transformarem suas garagens em “vendinhas”. Com freqüência vemos os camelôs aumentarem e famílias inteiras vivendo da venda de doces e cachorros-quentes pelas esquinas, reflexos de uma ditadura psicológica, de uma escravidão legalizada que nos aproxima cada vez mais da Índia onde 98% da população vive abaixo dos limites da pobreza.
    Enquanto tivermos uma mídia mentirosa que noticia segundo seus próprios interesses. Enquanto tivermos Carnaval, futebol e novelas, o brasileiro continuará na lama. Esse é o legado que estamos deixando para nossos filhos – uma país á beira da miséria e do fracasso, apesar de ter tudo para ser um grande país.

    GENTIL PIMENTA NETO

    ?

    Américo R. Quarta, 29 de novembro de 2006, 2h09min

    Concordo em gênero, núermo e grau com o Colega Dr. Gentil.
    Antes, embriagado ainda pelo que foi divulgado na mídia, eu pensava ao contrário. Hoje porém, penso diferente e tenho a absoluta certeza de que não é exagero algum afirmar-se que o collor foi o melhor presidente que este país já teve nos últimos anos. Os outros estagnaram o nosso país e não fizeram absolutamente nada. As melhorias que estã aí são ainda consequencias do Governo Collor.

    Parabéns pela brilhante dissertação acerca do tema.

    ?

    Clormes zanin Quarta, 29 de novembro de 2006, 14h46min

    Américo : Pois é !!! è aquela charge dos 8 gatinhos .
    No dia do nascimento os 8 votavam no lula. Cinco dias depois 4 mudaram de idéia. Sabe porque? Porque abriram os olhos !!!.

    Infelizmente a nossa mídia induz e direciona os "formadores de opinião" de acordo com seus interesses pessoais.
    Estão na UTI ,ligados diretamente na máquina de transfusão de recursos do povo para suas veias obstruidas pela incompetência e ganância , iludindo a todos.

    E nós ,o povo, comodistas, só acreditamos em pregação dirigida aos seus proprios fins.

    Veja,lançado o tema acima, esperei uma saraivada de comentários. Pró e contra. Pois não aconteceu nada. Passou o período eleitoral e todo mundo se recolheu. Ninguém mais tem opinião nenhuma.Só vão pensar (pensar?)no assunto na vespera,de novo. Realmente falta cultura política.

    Vamos tentar ampliar o debate com novos temas. Não podemos nos deixar anestesiar pela mídia facciosa.

    O Dr. Gentil tem razão ao bater energicamente. Vamos em frente.

    ?

    darwin tetraneto Segunda, 11 de dezembro de 2006, 13h00min

    Gentil, não baixa o nível do debate sobre evolução e outros assuntos.
    Os evolucionistas não tem o King Kong como Deus Criador tal como vocês criacionistas tem o seu Jeová, Geová, Iavé, Javé, Iaô ou outro nome qualquer. E minha mãe não é uma macaca. E o criacionismo jamais será matéria no currículo das escolas do Rio como queria o pessoal do Garotinho. Se quiserem preguem o criacionismo em seus cultos, em seus templos. Tem todo o direito. A liberdade de culto é garantida pela Constituição. Mas não queiram interferir no direito de quem crê de forma diferente. Nem se julguem no direito de ofender as pessoas que pensam diferente de vocês. Quem lhes deu este direito? Por acaso foi Deus?
    É intriga dizer que os evolucionistas e a Globo dizem que o homem veio do macaco. Eu acredito (não creio) na evolução. E acho uma desonestidade a afirmação dos crentes de que o evolucionismo diz que o homem veio do macaco. Se isto fosse verdade eu diria que você e outros crentes são uma espécie à parte na humanidade: são produto da união entre macacos e papagaios. E como você mesmo disse com palavras suas não vão evoluir nunca. Vão sempre repetir sem raciocínio o que o Edir Macedo e gente como o pessoal da Renascer em Cristo (envolvidos em lavagem de dinheiro e engano dos pobres fiéis depois de efetuarem lavagem de suas mentes) vivem dizendo.
    Quanto aos crentes que criticam que a ciência vive sempre refazendo suas conclusões enquanto a fé é inalterável isto é verdade. Mas de que adianta após a reforma protestante cada crente poder interpretar a Bíblia conforme seu entendimento e sentimento? Acabamos tendo inúmeras verdades absolutas em matéria religiosa no Ocidente quando o dogma diz que só há uma verdade. Então o mesmo problema de verdades conflitantes da ciência aparecem em religião e de forma muito pior. E o resultado são macaquices de gente como o pessoal da Renascer em Cristo. Seria preferível ser um macaco em evolução do que um ser criado perfeito e acabado e em involução. Acho que a comparação ofende mais os macacos do que os humanos. Há pessoas que se portam pior que animais.
    Quanto ao Collor é mais fácil haver uma revisão histórica de que não houve o Holocausto, o Brasil não foi descoberto por Cabral, Judas não traiu Jesus e Nero não incendiou Roma do que o povo vir a aceitar o que tu dizes sobre Collor. É revisionismo histórico demais para meu gosto.
    Verdade que uma mentira muitas vezes repetidas acaba se tornando verdade. Mas isto dificilmente ocorrerá. Os tempos são outros. O povo está cada vez mais instruído e esperto. O Collor que tente se reabilitar com o mandato dele no Senado. Para Presidente ele não volta nem que a vaca tussa. E Garotinho, o criacionista, jamais chegará a Presidência da República. Se isto ocorrer veremos a História se repetir como farsa: o reestabelecimento da Inquisição Religiosa no Brasil após a reunificação da Igreja com o Estado e o ensino obrigatório do criacionismo nas escolas da rede pública e a cassação do registro de escolas particulares que não quiserem ensiná-lo, bem como o banimento do ensino da evolução na matéria de Biologia dos currículos escolares. A ciência será proscrita e todo o bem que as descobertas da Ciência tenham propiciado à humanidade (verdade que em alguns casos fez e faz mal) será abolido. Teremos de esperar milagres para muitas doenças que hoje tem cura devido às descobertas da Ciência. Deixem Deus trabalhar. Mas também deixem ele descansar um pouco. Alguma coisa o homem tem de fazer. Não é só ficar rezando para acontecer coisas necessárias e úteis.
    Graças a Deus isto não ocorrerá de forma alguma. Antes de isto ocorrer ele termina com o mundo.

    ?

    Clormes Quarta, 13 de dezembro de 2006, 22h40min

    Gostaria de pedir aos interessados que se restringissem ao tema proposto.

    Dr. Gentil colocou com todas as letras os pontos fortes do Gov. Collor ,segundo sua visão.

    O contraditorio é salutar e esperado . Quem tem argumentos para contrapor, que o faça , com a mesma clareza.

    Assim poderemos colocar na balança os prós e contras e tirar nossas proprias conclusões sem necessidade de
    ofenças pessoais.

    Aguardamos as opiniões favoraveis ou não.

    O tema é contemporâneo. O resto faz parte das dúvidas que
    afligem o gênro humano desde sempre. Não vale a pena a discussão.

    ?

    Vanderley Muniz Terça, 30 de janeiro de 2007, 10h57min

    Meu amigo!!!!

    Você deu uma lavada intelectual em muitos que freqüentam este espaço.

    Parabéns pela sapiência demonstrada (costumeiramente), se 10% da população deste país tivesse 10% de discernimentos que tais, certamente, meu caro, muito koisa haveria de se transformar.

    Não é se mudando de país - para trabalhar como escravos em outro - que se muda a atual conjuntura, é mudando a mentalidade do povo brasileiro que se fará um país de primeiro mundo.

    Não concordo, inclusive, com essa teoria discriminatória de primeiro, segundo ou terceiro mundo. Deus fez um só.

    Nós somos primeiro mundo, o único existente. Entretanto há que se fornecer aos habitantes deste mundo condições de igualdade social, dentre as quais destaco a EDUCAÇÃO; sem deixar de me lembrar da saúde, habitação, distribuição de renda (oportunidades não vales-bosta), etc.

    Sei que tenho que concordar com alguma(s) koisa, eventualmente, feita no governo atual: o progarama Universidade para Todos é um exemplo -
    Medida Provisória nº 213 , de 10 de setembro de 2004 - meu filho, aliás, é um beneficiado, encontra-se matriculado na Universidade São Francisco de Campinas no curso de Engenharia da Computação, com 100% de bolsa, será um bom engenheiro eis que tem boa formação moral.
    O outro embora não tenha sido beneficiado fará Direito, a exemplo do pai e aí é que a situação me remete ao raciocínio: terei que manter a sua universidade mas...quantos pais neste país têm condições de fazê-lo? O paradoxo está aí, para que o aluno obtenha o benefício do PROUNI urge que tenha boas notas no ENEM e que tenha freqüentado o ensino público, para se ter boa nota, mister que se tenha bons professores, remunerados condignamente.

    Uma "professora" no agreste nordestino, com salário de miséria e até mesmo sem salário, conseguirá fazer com que um de seus alunos obtenha a bolsa do PROUNI?. Nunca!!!
    Daí o circúlo vicioso continua: analfabetismo + bolsa de merda= VOTO.

    Abraços a todos, em especial a meu querido irmão GENTIL!!!!

    ?

    Vanderley Muniz Terça, 30 de janeiro de 2007, 11h09min

    Darwin Tetraneto..

    Seu texto é inteligente, tenho que concordar, mas porque você não se identifica para torná-lo conhecido, amado e respeitado? e, quiçá, possamos aprender com você algo de útil no aprimoramento de nossos conhecimentos.

    Parabens pelo seu raciocínio; aqui respeitamos a todos e costumamos dizer: a verdade não é uma ciência absoluta, a de uns pode não ser a de outrem. Se a verdade que Gentil acredita não é a sua e talvez nem a minha, haveremos de ter a dignidade de respeitá-la.

    Abraços

    A

    Almir Lage - academico Quinta, 29 de março de 2007, 22h32min

    Prezado Dr. Gentil.
    Confesso ter ficado estupefado, espantado, com o discurso proferido em defesa do ex-Presidente Collor de Mello. Não imaginava que alguém poderia, com tamanha euforia, em nossos dias, abrir o verbo na defesa daquele que ainda faz renascer muita polêmica em nossa sociedade. Imagino que o senhor não amargou nenhum prejuízo, ou dor de cabeça, com o famigerado confisco. Talvez tenha até recebido o seu rico dinheirinho de volta, com a correção devida. Não me repreendo ao dizer que não existem verdades históricas, sim, conjecturas. O presidente Collor de fato não foi tão ruim como quase todos os historiadores de plantão afirmam, apenas mal intencionado. Chamou para si uma responsabilidade da qual ele próprio não dava conta, pois governava sem o apoio do Congresso Nacional, sua base de sustentação era mínima, daí o impedimento e posterior cassação. A Casa da Dinda, o Fiat Elba e o fundo de campanha sob a administração do PC Farias, foram elementos mais que suficientes para a imprensa abrir fogo contra aquele que julgavam ser incapaz para exercer o poder de chefia do Executivo. Collor com sua vaidade mais intensa do que qualquer outro governante, não soube driblar seus inimigos, bem como, seus adversários no front político. Mas no todo não foi pior que os que lhe sucederam na governança do Brasil. Certa época, estive na Europa, e não me furtei a visitar a Cemiteri Braziliani, na cidade de Pistóia/Itália. Derivado de que sempre tive a vontade de homenagear aqueles que deixaram suas famílias e foram combater o nazifacismo, doando juventude e vida em sacrifício. Chegando lá, deparei-me com uma surpresa! Há, no cemitério dos pracinhas da FEB, um monolito com uma inscrição: "Esteve V.Exa. o Presidente da República Federativa do Brasil, neste sagrado monumento aos mortos da Segunda Guerra Mundial, para dedicar homenagem aos heróis da Pátria", imaginem quem? O presidente Collor. Detalhe é que não há nenhuma outra peça que se refira a outro presidente de nosso país, somente a do Collor. Apesar de ter pedido ao Itamar, FHC e Lula que o fizessem, que eu saiba... nada. Parece coisa pequena, mas tive a impressão, e ainda tenho, de que ele amava(ama) o seu País, tinha(tem) orgulho de ser brasileiro. Valores que, acredito, importantes para um chefe de Estado/Governo. É diferente de qualquer um que vá visitar a Europa, o povo não tem memória, aquelas coisas, mas um líder, esse deve ter o compromisso com o futuro, e respeito com a história daqueles que deram as suas vidas por um Brasil melhor.

    J

    josué gonçalves Sábado, 14 de abril de 2007, 13h47min

    Prezado Dr. Gentil Pimenta Neves,
    Tentei atravéz do JUS obter o seu emeio. Recebí como resposta que tentasse obtê-lo por intermédio do próprio FORÚM.
    Tenho alguns pontos de vista de grande conflito (atingindo inclusive familiares) e, por este motivo, gostaria de trocar idéais previamente à qualquer publicação no JUS.
    Quem sabe eu venha a mudar de parecer sem qualquer desgaste familiar??

    Deste modo estou enviando o meu emeio para, se possível, estabelecermos este contato: [email protected]

    Quanto ao assunto em tela, embora ainda hoje esteja amargando as consequências do GOVERNO COLLOR--(estou tentando obter os expurgos das minhas poupanças)--concordo que o COLLOR, com a sua "abertura dos portos aos povos amigos", foi realmente o divisor de águas no desenvolvimento moderno do nosso BRASIL.
    Com os meus cumprimentos, aguardo o VOSSO contato.
    Com os meus prévios agradecimentos e minhas saudações, despeço-me
    Atenciosamente
    Josué Gonçalves

    C

    Cairo leppahus Sábado, 14 de abril de 2007, 18h34min

    Cláudio Roberto Rocha
    Campinas SP

    Seu texto é no mínimo estranho, Dr Gentil. Está cheio de contradições. Ou então vejamos: Como é possível curvas concomitantemente paralelas e ascendentes na razão: abertura ao mercado externo/emprego para o povo brasileiro. O que o Dr Gentil estaria querendo dizer realmente.........

    C

    Cairo leppahus Sábado, 14 de abril de 2007, 18h37min

    í, o darwin tetraneto se ofendeu, olha aí..............

    J

    Jorge Luiz Quarta, 28 de novembro de 2007, 13h19min

    Demonstração flagrante da renitência do autocratismo tradicional do Brasil e até mesmo- desgraçadamente - da inanidade dos esforços em buscar dar foros de civilização aos nossos costumes políticos bem se demonstra no seguinte.

    Recém nascida a Constituição de 1988, nem bem egressos do último longo período de ditadura, o Ex-Chefe do Poder Executivo, o malsinado FERNANDO COLLOR, embora eleito diretamente e mal tendo acabado de jurar a Constituição, tripudiava em abertas e publicadas sobre seus dispositivos.

    Contravinha às claras a tripartição do exercício do Poder e pisoteava os direitos e garantias individuais enquanto os distintos segmentos sociais e institucionais assistiam catatônicos ao naufrágio dos mais comezinhos princípios do Estado de Direito.

    E então nem mesmo se podia alegar as forças dos canhões para justificar a irresistibilidade dos desmandos, que se apresentavam com a fisionomia de uma ditadura consentida, conquistada no grito, segundo o melhor estilo do rançoso estereótipo de machismo latino-americano.

    É certo que acabou defenestrado; não porém, em razão dos agravos à democracia e sim por falta de decoro e envolvimento em uma vaga de corrupção matizada por tons novelescos e, bem por isso, prestantes a galvanizar a opinião pública, com os efeitos daí decorrentes.