Trabalho em uma empresa privada, com contrato de trabalho regular, por um período de 10 anos. Nesse período foi recolhido meu FGTS e, conforme a legislação permitiu, utilizei-o para abater meu débito junto ao SFH (via Bradesco). A questão é: no momento de uma rescisão contratual, o valor da multa rescisória a receber referente ao FGTS é calculado sobre o valor que estiver depositado (menor devido aos débitos) ou àquele correspondente aos depósitos efetuados pela empresa (independentemente dos débitos ocorridos)?

Respostas

    ?

    André Luiz Terça, 15 de junho de 1999, 2h57min

    Para que não se cause nenhum prejuízo ao empregado, a multa deve ser calculada sobre as importâncias sacadas para aquisição de moradia, que deverão ser corrigidas monetariamente. Caso contrário, a multa estaria incidindo apenas sobre o saldo da conta vinculada do FGTS no final do contrato de trabalho, e não sobre o montante dos depósitos feitos na referida conta, como determina a lei. Em suma, a multa deve ser calculada sobre todos os depósitos efetuados na conta vinculada do obreiro, inclusive aqueles sacados pelo empregado para aquisição de moradia. Espero que minha contribuição tenha ajudado!

    ?

    GASPAR A. M. RAMIS Domingo, 05 de março de 2000, 19h49min

    Cara Ligia.

    A multa de 40% prevista na legislação, no tocante ao FGTS, em caso de demissão sem justa causa, refere-se aos depósitos efetuados durante o contrato de trabalho, e, de responsabilidade do empregador.

    A utilização dos depósitos do FGTS para outros fins, é opção do empregado.

    Portanto, nada tem a ver uma coisa com a outra, e, dessa forma os 40% é sobre os depósitos efetuados pelo empregador em todo o contrato.

    No entanto, Ligia, é necessário o cuidado para na ocasião do desligamento, haver a devida atualização dos valores sacados de forma antecipada, pelos índices praticados pela CEF, para em conjunto com o saldo existente na conta, ser então encontrado o valor total dos depósitos do FGTS, e ser calculado os 40%.

    Esperando ter atendido o teu objetivo, me coloco a disposição para outros esclarecimento, caso seja necessário.

    GASPAR