comodato

Há 26 anos ·
Link

Prezados Colegas

Gostaria de saber sobre funcionário que trabalha para uma empresa, e tem moradia sem

qualquer ônus, ou seja, a título de comodato foi cedido para moradia, posso vinculá- lo enquanto perdurar o contrato de trabalho, e o que devo fazer??? E como?? Faço contrato de comodato com cláusula específica.??

3 Respostas
ROBERTO BARBOSA DE LIMA JUNIOR
Advertido
Há 26 anos ·
Link

Débora:

Primeiramente há que se utilizar a velha fórmula: o uso da moradia cedida tem ou não natureza salarial? Para isso, há de se verificar se a habitação foi dada ao empregado PARA que este pudesse realizar o trabalho ou como contraprestação PELO trabalho realizado. No primeiro caso não haveria a configuração do salario utilidade ou "in natura". Já no segundo, a moradia compõe o salário do empregado.

Em segundo lugar, caso o comodato não tenha relação com o emprego (por exemplo, se a casa/apartamento foi cedido anteriormente ao início da prestação laboral), certamente não comporá o salário. Observe-se que salário in natura repercutirá em todas as verbas decorrentes da relação de emprego (férias, 13º, aviso prévio, FGTS, etc).

Feita a observação, entendo que vc possa realizar um contrato de comodato, especificando o motivo da cessão (1.mera liberalidade ou 2.pelo trabalho ou 3.para o trabalho). A mera liberalidade, geralmente é considerada como salário, pelo Juízo Trabalhista. A concessão em contraprestação pelo trabalho, nem se fale. Além disso, pode ocorrer de vc relacioná-lo diretamente PARA a prestação de serviços e mesmo nesse caso, dependendo do entendimento (perceba que estou supondo já uma relação processual) pode-se concluir que a moradia era cedida a título de contraprestação PELO trabalho.

É a aplicação do princípio da primazia da realidade. Vale o que ocorreu e não o que está escrito que ocorreu.

Em todo o caso, partindo-se para a parte prática a que vc se referiu, há a possibilidade de se fazer um contrao de comodato, vinculando-o ou não ao contrato de trabalho. No primeiro caso, poderá ser especificado que o limite é o término da relação de emprego. No segundo há de ser fixado termo, podendo ser renovado periodicamente.

No caso do comodato ter relação com o serviço desemprenhado e o comodatário não desocupar o imóvel após o término do contrato, poderá ser proposta ação possessória (reintegração) na própria Justiça do Trabalho (art. 114 CF: "...outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho..."). Caso contrário, Justiça Comum.

Abraço. Beto. PS: Caso haja dúvidas, entre em contato direto por e-mail ou ICQ 34350733. Tentarei ajudar no que for possível.

GASPAR A. M. RAMIS
Advertido
Há 26 anos ·
Link

Cara colega Débora.

Entendo que seria derrubado esse contrato de comodato, já que o empregado estando laborando para o seu empregador, trata-se de auxílio moradia, e como tal tem que estar presente nos recibos de pagamento os 25% mensalmente para todos os efeitos legais e fazer parte de sua remuneração.

Na realidade trata-se de um disfarce do empregador com o fim de não responder com os direitos trabalhistas oriundos de fornecer moradia para o seu empregado.

Trata-se de salário indireto, pois o empregado encontra-se em imóvel fornecido pelo empregador.

Cordiações Saudações. Gaspar [email protected]

glauco bauab boschi
Advertido
Há 26 anos ·
Link

CARO BETO, LI SUA RESPOSTA E GOSTEI.

SUPONDO ENTÃO QUE O ZELADOR DEMITIDO QUE SE RECUSA A DESOCUPAR O IMÓVEL CEDIDO PELO CONDOMÍNIO PARA SUA MORADIA E DE SUA FAMÍLIA DEVE SER COMPELIDO A DESOCUPAR O BEM NA JUSTIÇA DO TRABALHO AO INVÉS DA JUSTIÇA COMUM?

FALE MAIS POR FAVOR, ATENCIOSAMENTE, GLAUCO

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos